Automatize tarefas no BROffice

2 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 Reddit 0 StumbleUpon 0 LinkedIn 1 Email -- Buffer 0 2 Flares ×
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Como automatizar tarefas no BROffice.org sem ter de programar.

Um jeito bacana de automatizar operações repetitivas no BrOffice.org 2.x, a versão brasileira do OpenOffice.org, é criar uma macro. Apesar do nome, a macro nada mais é do que uma seqüência de comandos e instruções agrupadas como um único comando para executar uma tarefa. E a boa notícia é que é possível criar uma macro automaticamente no BrOffice.org 2.x, sem saber programar, usando a opção Gravar Macro. Vamos fazer, a seguir, uma com a missão de trocar determinado domínio por outro no endereço de e-mail de pessoas cadastradas em planilhas eletrônicas.

1) Gravar macro

Primeiro, abrimos a planilha que contém os nomes e os respectivos endereços de e-mail a alterar. Acionamos o menu Ferramentas/Macros/Gravar Macro. Surge a janela Gravar Macro. Daqui em diante, todas as ações serão registradas e convertidas na linguagem de macro do BrOffice.org. Vá ao menu Editar e selecione o comando Localizar e Substituir. Digite o endereço que deve ser substituído no campo Procurar Por, e o correto, no campo Substituir Por. Clique no botão Substituir Tudo.

2) Parar

Na janela Gravar Macro, clicamos no botão Parar Gravação. Na próxima janela, selecionamos o local onde a macro será gravada. No exemplo, será em Minhas Macros/Standard/Module1. Digitamos o nome da macro — Trocaconteudo — no campo Nome da Macro e clicamos em Salvar. A macro já pode ser usada por meio do comando Executar Macro, acionável pelo menu Ferramentas/Macros.

3) Menu exclusivo

Para facilitar o acesso, vamos colocar a macro num menu exclusivo. O caminho é Ferramentas/Macro/Organizar Macros. Selecionamos a macro Trocaconteudo e clicamos em Atribuir. Na janela Personalizar, clicamos no botão Novo. A janela Novo Menu aparece. Digitamos Minhas Macros no campo Nome do Menu. Clicamos em OK. Está criado o novo menu.

4) Associar menu

Agora, vamos associar o menu ao comando da macro. Na janela Personalizar, selecionamos o menu Minhas Macros e clicamos em Adicionar Comandos.

Na janela Adicionar Comando, navegamos em seus itens e selecionamos a macro Trocaconteudo, que está guardada em Macros do BrOffice.org/Minhas Macros/Standard/Module1. Damos um clique no botão Adicionar. Pronto. Com isso, a macro tornou-se um comando do menu Minhas Macros. Finalizamos clicando em Fechar.

Para executar a macro, basta abrir a planilha com os e-mails errados, ir ao menu Minhas Macros e selecionar o comando Trocaconteudo.

%d blogueiros gostam disto: