InformáticaNotícias

Alerta! Aplicativos no Android que devem ser removidos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

De acordo com a BuzzFeed News, mais de 125 aplicações para sistemas Android contém publicidade fraudulenta gerida pela Wepurchaseapps, cujo método de operar consiste em adquirir aplicações já estabelecidas aos seus produtores, transferindo-as depois para uma rede de empresas localizadas em países como Israel, Chipre, Malta, Bulgária e Ilhas Virgens Britânicas.

A ideia era vigiar o comportamento dos usuários e imitá-los, reproduzindo-o através de uma rede de bots. Desta forma, a rede gerava tráfego falso, enganando os investidores de publicidade nos espaços publicitários dos jogos, incluindo a Google. Por outro lado, a informação gerada pelo tráfego real dos utilizadores mascarava os dados gerais, o que tornava muito difícil detetar o problema.

Segundo a investigação, entre os apps que faziam parte do esquema estão jogos, alguns deles destinados a crianças, lanternas, programas de alimentação saudável, selfies, entre outros. Uma aplicação chamada EverythingMe teve cerca de 20 milhões de instalações, mas no total, os apps foram descarregadas mais de 115 milhões de vezes.

Google já removeu as aplicações, mas existem relatos de que algumas continuam disponíveis na Play Store. A BuzzFeed disponibilizou a lista com os apps envolvidos no esquema. O website da Wepurchaseapps foi encerrado.

A empresa especialista na medição de tráfego de aplicações, AppsFlyer, estima que no primeiro trimestre do ano foram roubados entre 700-800 milhões de dólares das aplicações para smartphone, representando um aumento de 30% em relação ao ano passado. Outra especialista, Juniper Research, estima que um total de 19 mil milhões de dólares serão roubados durante este ano através de esquemas de publicidade fraudulenta.

[ratings]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected!!