Notícias

As Fake News mais compartilhadas na web

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

A expressão Fake News surgiu no final do século 19 e se refere a notícias falsas ou distorcidas publicadas na mídia e que afetam a população acrítica.

O assunto de uma fake news acaba se tornando muito debatido devido a velocidade de compartilhamento por meio das redes sociais, como Facebook, Instagram, Snapchat e Twitter.

Não se deve confundir fake news com liberdade de expressão. Liberdade de expressão é o direito que as pessoas possuem de se manifestar e receber informações por diversos meios, de forma independente e sem censura. Fake news é divulgação de informações falsas, e isso pode levar a processos e multas, apesar de não existir ainda uma lei específica que puna os criadores dessas falsas notícias.

Sendo assim, antes de espalhar algo que você viu na internet ou em alguma rede social, verifique a veracidade do conteúdo, pois, mesmo que você não tenha criado a notícia, pode ajudar a espalhar uma informação falsa — e isso se enquadra em infração.

Abaixo seguem alguns casos famosos de fake news compartilhadas na rede mundial de computadores:

KIT GAY

No último dia 15 de outubro de 2018, o Supremo Tribunal Eleitoral (STE), proibiu a divulgação de vídeos em que o então candidato à presidência Jair Bolsonaro falava sobre o suposto “kit-gay”. De acordo com Bolsonaro, o livro “Aparelho Reprodutor e CIA” teria sido distribuído pelas escolas durante o governo PT. Na realidade, o livro não foi distribuído em escola alguma nem estava na grade curricular de nenhum programa de ensino no Brasil.

OBAMA TERRORISTA

Em agosto de 2016, o ainda candidato à presidência dos EUA, Donald Trump, declarou que Obama e Hillary Clinton eram “cofundadores” do grupo terrorista denominado Estado Islâmico (EI). A afirmação foi feita sem nenhuma base em pesquisas e foi um dos motivos de o candidato Trump ter vencido as eleições.

A FALSA PRATICANTE DE MAGIA NEGRA

Fabiane Maria de Jesus foi uma mulher linchada, espancada e assassinada por seus vizinhos e moradores de bairro em Guarujá, depois que eles a confundiram com uma suposta sequestradora de crianças que praticava magia negra e cujo retrato falado, feito 2 anos antes, passou a circular nas mídias sociais. No momento do linchamento, que ocorreu em 2014, ela segurava uma Bíblia nas mãos.

CONSTRANGIMENTO

Um corretor de seguros chamado Marcelo de Novaes foi vítima de uma acusação falsa quando, segundo ele, vários perfis compartilharam uma foto sua acompanhada de um texto que afirmava que ele estaria transmitindo o vírus HIV para outras pessoas. “Eu passei a receber mensagens me xingando. Minha namorada também recebeu. Meus clientes podem ver a publicação. Gente da minha família viu. Além da acusação absurda, ainda expuseram minha sorologia”, disse Marcelo.

[ratings]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected!!