Informática

AspTear

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

[ratings]

Uma boa prática para continuar aprendendo é estar sempre vasculhando novidades que se escondem nesta vasta teia chamada Internet. Existem muitas comunidades de desenvolvedores, cada uma focada em uma determinada linguagem. Nestes sites, além de procurar soluções para seus problemas específicos, você pode também ter surpresas muito agradáveis, descobrindo idéias novas e códigos verdadeiramente quentes. Uma das grandes surpresas é o componente gratuito AspTear.

O trabalho do AspTear é bastante simples. Você indica uma determinada URL, o componente se comunica com esta URL via protocolo http e captura a saída desta página. Passando a limpo, o seu código passa a ser o Browser daquela página solicitada.

A partir deste ponto, todo o código deste site capturado pode ser manipulado pelo seu código da forma que você desejar. Vamos olhar um exemplo disso:

Listagem 1: Declaração de constantes para uso posterior

on error resume next
Const Request_POST = 1
Const Request_GET = 2
Set xobj = Server.CreateObject("SOFTWING.ASPtear")
Até o presente momento criamos duas constantes que serão usadas mais tarde e instanciamos o componente “SOFTWING.ASPtear”, colocando-o dentro do objeto “xobj”.

Listagem 2: Obtendo código de saída da URL

variavel_string = xobj.Retrieve("http://www.linhadecodigo.com.br", Request_POST ,"xxzz=3", "", "")
O método Retrieve comunica-se com a URL – http://www.linhadecodigo.com.br – capturando o seu código de saída. O processamento do código vai esperar o retorno do AspTear para continuar. Através de “variavel_string” você tem acesso a todo este código de saída da página solicitada, podendo manipulá-lo de acordo com a sua necessidade : enviando-o para o browser via “response.write”, gravando em um Banco de Dados, enfim, aqui depende da sua criativade e da aplicação que esteja construindo.

Vamos olhar com mais calma o método Retrieve . Os parâmetros que devemos passar são os seguintes:

Retrieve(url, metodo , parametros, login, senha)

url – O endereço da página que desejamos capturar.

metodo – Post ou Get, para Post usamos 1, para Get usamos 2, ou então usamos o esquema de constantes como no exemplo acima. Aqui existe uma pequena sutileza. O AspTear faz um cache das páginas que você captura. Se você quer ter certeza que está capturando a versão mais atualizada de uma determinada página use sempre o método Post passando algum valor em parametros, mesmo que seja falso e que não seja processado pela página que recebe a chamada do AspTear. Repare que no exemplo acima passamos “xxzz=3”. Por outro lado, se não é tão importante assim uma versão atualizada da página use o método Get. Isso vai fazer o seu código mais rápido porque ele vai ter que esperar menos tempo pelo retorno do AspTear, que estará usando o cache.

parametros – Pense neles como você pensaria os campos de um formulário em Html. São as variáveis que você estará passando para a página que vai receber a chamada do AspTear. Como você já deve ter percebido, é possível passar informações para uma página que não esteja dentro do seu site através desta técnica. A página que recebe as informações trata elas exatamente como trataria se fosse usado um formulário HTML. Você pode passar quantas variáveis desejar usando o seguinte formato – “nome=Eraldo&email=eraldosergio@bol.com.br&tel=2345678”

login e senha – Se o AspTear estiver acessando alguma página fechada por segurança, use estes campos para autenticar o AspTear com o Servidor que está hospedando a página fechada.

Agora que destrinchamos melhor o AspTear e vimos um pequeno exemplo de seu instanciamento, podemos falar em aplicações mais completas. Na primeira parte deste artigo desenvolveremos uma aplicação que faz um cache de páginas dinâmicas. Na segunda parte deste artigo falaremos de dois sites diferentes que precisam trocar cadastros, verificar permissões e de como o AspTear pode realizar este trabalho.

A idéia de nossa primeira aplicação é aumentar a velocidade de alguns sistemas dinâmicos que usam ASP. Na verdade a página que o AspTear chama não precisa ser ASP, pode ser qualquer linguagem que gere alguma saída para o Browser.

Na contrução de sistemas dinâmicos muitas vezes percebemos que nem sempre a página precisa ser processada a cada requisição de um cliente. Imagine o seguinte exemplo: uma página em ASP que é a capa de uma revista eletrônica, com as chamadas de diversas matérias e artigos que estão armazenados em um Banco de Dados. Cada requisição do usuário faz a página ASP comunicar-se com o Banco de Dados para montar o HTML que será então enviado ao usuário em seu browser. Este processo pode ser muito dispensioso em recursos de computação. Estudando melhor a questão notamos que estes artigos e matérias são atualizados somente de 3 em 3 horas, ou seja, na maior parte do tempo a página ASP vai ao Banco de Dados buscar as mesmas informações para montar o mesmo HTML.

Toda vez que nos deparamos com uma condição desta devemos pensar na criação de um sistema de cache. A idéia de criar um cache é fazer com que a página ASP envie um HTML previamente construído, evitando assim uma série de processamentos que não são necessários, aliviando o overhead do sistema.

Clique aqui para baixar o componente AspTear e ler a documentação adicional.

Em breve postarei novos artigos com mais exemplos de aplicações úteis utilizando AspTear.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected!!