Saúde

Café faz bem para o coração?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Apreciado ao redor do mundo por seu aroma intenso e sabor forte, o café traz consigo compostos ativos e vitaminas que podem fazer bem à saúde. Assim, beber café regularmente está associado a benefícios tais como menor incidência do mal de Parkinson e até mesmo redução de taxas de danos no DNA. E de acordo com estudos recentes, pode-se acrescentar à lista benefícios ao coração.

De acordo com o estudo, quem bebe várias xícaras de café por dia tem menos probabilidade de ter acúmulo de cálcio nas artérias que irrigam o coração. Apesar desse acúmulo ser alerta de futuras doenças do coração e o café prevenir isso, não adianta você ir correndo e começar a beber café disparadamente. O consumo do café como proteção das doenças do coração se soma ao debate sobre se o café realmente é “saudável ao coração”.

Em contrapartida, alguns estudos mostram que existem aspectos negativos associados ao consumo do café. Por exemplo, descobriu-se que beber muito café não filtrado pode aumentar o colesterol “ruim”. Outros estudos descobriram que o café pode aumentar o risco de doença cardíaca em algumas pessoas. Têm pesquisas que indicam que o café pode reduzir o risco de diabetes tipo 2, e que beber mais de duas xícaras por dia diminui em 20% o risco de AVC em comparação com quem bebe menos.

Confuso!

Numa tentativa de clarear esse assunto, pesquisadores coreanos decidiram olhar para o risco de desenvolver problemas do coração de uma maneira diferente. Eles inscreveram 25.138 homens e mulheres que se submeteram a exames de rastreio médico de rotina. A média de idade era de 41 e nenhum deles tinha sinais de doença cardíaca no início.

Após relatar hábitos de vida como tabagismo, álcool, alimentação e consumo de café, os participantes receberam tomografia computadorizada para determinar a quantidade de cálcio presente nas artérias coronárias que levam sangue para o coração. O cálcio não é normalmente encontrado nessas artérias e sua presença é geralmente considerada como um sinal precoce de doença cardíaca coronária (CHD), uma condição na qual depósitos contendo cálcio começam a acumular-se nas artérias. Com o tempo, estes podem se endurecer ou quebrar, o que pode reduzir o fluxo sanguíneo para o coração ou causar coágulos que podem levar a ataques cardíacos.

Os exames revelaram que, embora nenhum deles tivesse qualquer sintoma de doença arterial coronariana, mais de 13% tinham cálcio em suas artérias coronárias. Mas depois de levar em conta fatores de risco cardíacos tais como o fumo ou o exercício, eles descobriram que aqueles que bebiam 3-5 xícaras por dia tinham 40% menos cálcio em suas artérias do que os não-bebedores de café. Este valor foi reduzido para 35% para aqueles que bebiam 1-3, e 23% para aqueles que bebiam apenas um.

Embora haja uma associação clara, o estudo não pode provar se realmente o café foi a causa da redução de cálcio. Além disso, não está claro como o café poderia estar causando esse efeito possível, embora possa estar relacionado ao seu alto teor de antioxidantes. [IFLScience]

[ratings]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected!!