ComoInformática

Como fazer um blog no WordPress?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

O WordPress é uma plataforma completa de criação de blogs. É uma das melhores plataformas de criação de blogs, pois além de ser fácil de mexer, rápido e simples, também conta com várias ferramentas, plugins e temas para incrementar seu blog.

O WordPress possui duas versões: uma para download e uma online. Ambas são gratuitas, mas vou dar ênfase à versão online que dispensa a contratação de empresa de hospedagem e registro de domínio próprio.

Criando um blog no WordPress – Passo a Passo

Acesse o link pt-br.wordpress.com e clique em “Comece agora“. Se entrar pelo link www.wordpress.com, o tutorial é o mesmo, mas os passos para a criação serão em inglês.

Preencha os dados do formulário com seu e-mail, nome de usuário, senha e endereço do blog. O campo “Endereço do Blog” é o mais importante, pois será o endereço de seu blog. Escolha o endereço que desejar e o WordPress informará sobre a disponibilidade ou não do mesmo. Existe também a opção de selecionar o tipo de domínio; se deseja que seja gratuito, deixe selecionado ‘wordpress.com’.

Após terminar, siga para o final da tela e clique em “Criar Blog” na opção gratuita.

Um e-mail será enviado para o endereço que você cadastrou no passo anterior para confirmação. Para que sua conta seja ativada, acesse esse e-mail, clique no link indicado e pronto!

Após ativar sua conta, volte para a página principal do pt-br.wordpress.com, clique em “Entrar” e entre com os dados que preencheu no formulário de criação do blog.

Ao acessar sua conta você será direcionado para a área de administração. Na lateral esquerda está a barra de menu, onde é possível personalizar o tema, escolher plugins e criar novos posts! Vamos fazer isso agora.

Cliquei em “Posts” e depois em “Adicionar Novo”.

Coloque o título do post no campo indicado e escreva abaixo seu texto. Fique à vontade para testar todas as funcionalidades para edição de texto. Para publicar, clique em “Publicar” na lateral direita. Simples não?

O WordPress possui vários temas para personalizar seu blog. Existem milhares de temas gratuitos disponíveis.

Para alterar o tema clique em “Aparência” na lateral esquerda. Basta escolher o tema e clicar em “Ativar” (note que existem temas pagos que podem ser ativados apenas mediante compra).

[ratings]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected!!