Informática

Como montar uma intranet com o Windows 2000

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

[ratings]

Se você tem na sua empresa uma rede local Windows 2000, é muito fácil montar uma intranet, sem nenhum custo adicional. Também é rápido: em menos de 60 minutos você já pode exibir a home page do site interno. Basta instalar o Internet Information Services (IIS), o servidor Web do Windows 2000 e ter um browser em cada estação da rede. Para configurar o IIS você precisa operar o servidor na condição de administrador. O primeiro passo na criação da intranet consiste em instalar o IIS, software que dá ao servidor da rede a capacidade de trabalhar com páginas Web e transferir arquivos via FTP. Embora faça parte do Windows 2000, esse programa não é copiado automaticamente com o sistema. Mas a instalação é fácil.

Vá ao Painel de Controle, abra a opção Adicionar ou Remover Componentes do Windows e escolha o item Internet Information Services. Entra em cena um assistente que o guiará na instalação e depois pedirá que o micro seja reiniciado. Logo após a instalação, os serviços básicos de Internet já estão prontos para uso. Faça um teste: abra o browser do servidor e digite o endereço http://localhost. O servidor Web exibirá duas páginas-padrão: Default.asp e Localstart.asp. A primeira é a folha de rosto da documentação do IIS e a outra traz uma apresentação geral dos serviços de Internet oferecidos pelo sistema. A simples apresentação dessas páginas no browser constitui um sinal de que o servidor Web está funcionando.

No Windows 2000 Server, todas as tarefas de administração ligadas à Internet são executadas no Gerenciador do Internet Services. Esse programa pode ser acessado pelo Painel de Controle, no item Ferramentas Administrativas, ou pelo menu Iniciar, na chave Programas > Ferramentas Administrativas. A tela do gerenciador – cujo título também é Internet Information Services – tem estrutura similar à do Windows Explorer. À esquerda, os serviços e diretórios e, à direita, as listas de arquivos. Em nosso caso, vamos configurar dois serviços. Primeiro, o website interno – ou seja, a caracterização da própria intranet. Depois, vamos adicionar ao site a capacidade de transferir arquivos mediante o protocolo FTP.

Observe,  na tela do gerenciador, que já existem as pastas Site da Web Padrão e Site FTP Padrão, ambas criadas pelo próprio sistema. Vamos definir uma pasta para conter os documentos da intranet. O IIS – aliás, o Windows 2000 – trabalha com o conceito de pastas virtuais, que são diretórios localizados em qualquer lugar do servidor, ou mesmo fora dele, mas tratados como se fossem parte de um mesmo diretório. A pasta real é, por exemplo, c:\docs, e você cria um diretório virtual chamado documentos que aponta para essa pasta real. Assim, documentos aparece como se fosse um subdiretório da intranet.

Vamos à prática. No drive C do servidor, crie o diretório docs, que deverá abrigar os documentos da intranet. Em seguida, clique com o botão direito no ícone Site da Web Padrão no gerenciador do IIS. No menu de contexto, escolha Novo > Pasta Virtual. Abre-se o Assistente para Criação de Pasta Virtual. Clique em Avançar e indique um alias (palavra em inglês para “apelido”) para o diretório. Em seguida, informe o diretório real, c:\docs. Na próxima tela, o assistente lhe permite definir as permissões do diretório virtual. Na maioria dos casos, você vai permitir a leitura e a execução de scripts. Mas, conforme o caso, também será possível franquear a execução de aplicativos (por exemplo, programas CGI), além da gravação e da procura de arquivos. Feitas essas definições, o diretório virtual está pronto.

Copie a home page – digamos, index.htm – para o diretório-raiz da intranet, que é c:\inetpub\wwwroot. Agora, é preciso avisar ao IIS que esse arquivo contém a home page. Clique com o botão direito no ícone Site da Web Padrão no gerenciador do IIS. No menu de contexto escolha Propriedades. Na janela que se abre, traga para o primeiro plano a orelha Documentos. Pressione o botão Adicionar e digite o nome do documento-padrão (index.htm). Como já existem outras opções de arquivo, selecione index.htm e clique na seta para cima a fim de deixá-lo como o primeiro da lista. Esse documento será exibido automaticamente quando se acessar o endereço básico do site. Ele será a porta de entrada para outras páginas da intranet. O IIS trabalha com prioridades. Se o número 1 da fila não for encontrado, ele vai tentar abrir cada um dos arquivos seguintes. Agora, copie para c:\docs os arquivos iniciais de sua intranet. É possível usar documentos HTML ou ASP.

Passemos à configuração do site FTP. Crie um subdiretório dentro de c:\docs e chame-o de download. Agora, clique no ícone Site FTP Padrão e escolha Novo > Pasta Virtual. O procedimento é idêntico ao usado na criação da pasta virtual do Site da Web. Dê ao diretório virtual o nome download. Ao configurar as permissões, defina se o usuário, além de ler os documentos (fazer downloads) também poderá fazer uploads. A intranet está pronta. Falta, é claro, adicionar conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected!!