ComoInformática

Como saber se meu computador consegue rodar o Windows 8?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

O Windows 8 Consumer Preview já está disponível para download. Antes de baixar, você já verificou se o seu computador consegue rodar o sistema? Caso ainda não tenha feito isso, siga os passos abaixo.

Passo 1. Verifique o seu processador. No menu Iniciar do Windows, clique com o botão direito do mouse sobre Computador e acesse as propriedades. Ao lado de Processador, verifique se o modelo instalado em seu computador possui mais de 1 GHz, a frequência mínima exigida pela Microsoft.

Passo 2. Quanto de memória RAM seu computador possui? Para rodar o Windows, a Microsoft recomenda, no mínimo, 1 GB para a versão 32 bits (x86) do sistema, ou 2GB para o x64 (64 bits). Para saber quanto de memória seu PC tem, verifique a informação Memória instalada (RAM), logo abaixo de Processador, no passo anterior.

Passo 3. Seu computador precisa de, pelo menos, 16 GB de espaço livre no HD. Para saber essa informação, abra o Windows Explorer (WinKey+E) e acesse a pasta Computador. No Windows 7, o espaço livre no disco é exibido logo abaixo da unidade. Se você estiver usando uma versão antiga do Windows, clique com o botão direito sobre a partição e vá em Propriedades.

Passo 4. Sua placa de vídeo deve ser compatível com o DirectX 9 ou superior. Para saber qual versão do DirectX está instalada em seu computador, que deve ser igual a versão que sua placa suporta, abra o Executar (WinKey+R) e entre com o comando dxdiag. Na guia Sistema, em Informações do sistema, verifique a linha Versão do DirectX.

Passo 5. Para saber a resolução do seu monitor, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho do Windows 7 e vá em Resolução de tela. Em outras versões do Windows, essas informações pode ser obtidas no Painel de Controle. Para executar o Windows 8, é necessário um monitor com resolução mínima de 1024 x 768. Para usar o recurso ‘snap’ (que permite usar dois aplicativos com a tela dividida), a resolução mínima passa a ser 1366 x 768.

Passo 6. Com os pré-requisitos acima cumpridos, seu computador deve rodar o Windows 8 sem problemas. No entanto, se você quer usar o sistema com os dedos, como a Microsoft divulgou em seus vídeos, é preciso de uma tela sensível ao toque. Se você está em dúvida sobre isso, verifique a informação em Caneta e toque, no primeiro passo.

Passo 7. Como os requisitos de hardware do Windows 8 são praticamente idênticos ao Windows 7, também é possível utilizar o Windows 7 Upgrade Advisor para fazer o diagnóstico do seu hardware. Não é a solução ideal, mas é bem mais simples que ficar velicando os itens acima.

Passo 8. Agora, basta instalar o aplicativo Windows 7 Upgrade Advisor e executá-lo. Ele verificará automaticamente se seu hardware cumpre os requisitos mínimos exigidos pelo Windows 7 (que são os mesmos para o Windows e dará o veredicto. Vale ressaltar, porém, que o programa também verificará seus programas instalados. Essa informação pode ser ignorada.

[ratings]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected!!