História

Contagem do Tempo na História

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

[ratings]

Os povos fizeram seus calendários tendo como referência suas crenças e seus costumes. Assim, os judeus contam o tempo a partir da criação do universo, que para eles teria ocorrido há cerca de 6 mil anos.

Os árabes têm como referência o ano em que Maomé fugiu de Meca para Medina. Isso ocorreu 622 anos depois do nascimento de Cristo. Para os cristãos, os acontecimentos são registrados entre o que aconteceu antes de Cristo (a.C.) e depois do nascimento de cristo (d.C.).

Para a história, as datas referenciadas antes de Cristo devem ser seguidas de a.C., já os fatos ocorrido depois devem ser referenciados só com as datas.

Divisão dos Séculos

Quando nos referimos ao século I, estamos focando os acontecimentos ocorridos entre o ano 1 e o ano 100.

O século II foca aos acontecimentos ocorridos entre o ano 101 e o ano 200.

O século III compreende os fatos ocorridos entre o ano 201 e o ano 300.

Vivemos hoje no século XXI, que corresponde aos fatos ocorridos no período que teve início no ano 2001 e vai se prolongar até o ano 2100.

Divisão da História

Os povos que viveram antes do surgimento da escrita são referidos nos livros como povos pré-históricos, não fazendo parte dos quatro grandes períodos da história da humanidade.

A pré-história é estudada em dois períodos: o Paleolítico, também chamado Idade da Pedra Lascada – está compreendido entre o aparecimento dos primeiros hominídeos e mais ou menos 10000 a.C. -, e o Neolítico, ou Idade da Pedra Polida – vai de aproximadamente 10000 a.C. a 4000 a.C.

Idade Antiga

A Idade Antiga ou Antiguidade é contada do surgimento da escrita, mais ou menos 4000 anos a.C. até a queda do Império Romano, no ano de 476 (século V).

Esse período é dividido em Antiguidade Oriental (incluindo a civilização egípcia, a mesopotâmica, os fenícios, hebreus e persas) e a Antiguidade Ocidental ou Clássica (que envolve gregos e romanos).

Idade Média

A Idade Média é um período de aproximadamente mil anos, que vai da queda do Império Romano, em 476, até a tomada de Constantinopla pelos turcos-otomanos, em 1453 (século XV).

Esse período é dividido em Alta Idade Média (período compreendido entre os séculos V e XI que corresponde, em termos de Europa, à formação, desenvolvimento e apogeu do sistema feudal) e a Baixa Idade Média (período entre os séculos XI e XV, que corresponde à desagregação do sistema feudal e a consequente transição para o sistema capitalista.

Idade Moderna

A Idade Moderna é o período histórico que se estende de 1453 (século XV) até 1789 (século XVIII) início da Revolução Francesa.

No plano econômico, essa época foi marcada pelo desenvolvimento do capitalismo comercial (ou mercantil), forma inicial do sistema capitalista. Foi uma época marcada pelas viagens de expansão marítima, onde Portugal realizou as Primeiras Grandes Navegações.

Idade Contemporânea

A Idade Contemporânea é o período que se estende do século XVIII até os dias atuais. Ao longo dessas décadas, a Revolução Industrial atingiu seu ponto culminante. É uma era marcada pelas grandes guerras mundiais.

Na América Latina, o início da Idade Contemporânea foi marcada pelas lutas de independência que modelaram o novo mapa político do continente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected!!