CulturaNotícias

Gostaria de ver o Titanic ao vivo?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

O Titanic é o protagonista de uma das maiores tramas românticas de todos os tempos. O navio foi projetado para ser a embarcação mais luxuosa e segura da época. Era considerado como inafundável. No entanto, em sua viagem inaugural em 1912, o navio se chocou com um iceberg e se partiu ao meio.

Este foi um dos maiores acidentes marítimos que já existiu e deixou cerca de 1500 vítimas. Desde então, muito se falou sobre o naufrágio e até um filme foi criado. A embarcação repousa no fundo do mar.

Inúmeras expedições foram realizadas para localizar a embarcação conseguindo êxito somente em 1985, mais de 70 anos após o trágico acidente.

A partir daí os cientistas e turistas puderam visitar o local. Os destroços da embarcação na época já estavam cobertas por ferrugem. O que acontece é que nessa ferrugem se desenvolveu uma bactéria que tem corroído a estrutura da embarcação.

São cerca de 180 quilos perdidos diariamente por causa da bactéria. A expectativa de vida para a embarcação é de 20 a 50 anos. Com o tempo, as bactérias parecem consumir ainda mais a sua superfície e futuramente o Titanic ficará irreconhecível.

Uma empresa privada americana, a OceanGate, está planejando uma das últimas viagens ao Titanic, que ocorrerá em 2019. A expedição contará com estudiosos e cientistas, além de turistas que também poderão visitar o local. O custo para essa excursão de 11 dias com direito a pelo menos um mergulho submersível na embarcação é de 105 mil dólares.

O preço equivale ao custo de uma passagem de primeira classe na fatídica viagem inaugural do Titanic com todas as correções e ajustes na inflação desde o acidente.

Mas não é qualquer turista que será aceito nessa excursão. Como o navio está no fundo do oceano, cuja temperatura é de 1° C e a pressão é tão forte que pode matar em questão de segundos, os interessados em visitar o local deverão ter algum preparo físico e instrução.

Por isso, os turistas estão passando por uma seleção e posteriormente passarão por toda uma etapa de preparação. Os aventureiros também poderão ajudar na construção de um mapeamento em 3D da embarcação que posteriormente será disponibilizada gratuitamente para cientistas e estudiosos.

[ratings]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected!!