Monte um servidor de e-mail com agenda e IMAP

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Reddit 0 StumbleUpon 0 Pin It Share 0 LinkedIn 1 Email -- Buffer 0 1 Flares ×

Apesar de existirem soluções online para colaboração em agenda e e-mail, um servidor local oferece mais velocidade no acesso, disponibilidade e opções de personalização. Entre os programas disponíveis para esse fim, um dos melhores é o 602Lan Suite Groupware. Esse shareware é um pacote completo, que conta com o próprio servidor web para acesso às mensagens por webmail (mas pode usar o IIS, do Windows Server). O servidor suporta o protocolo IMAP, usado por vários clientes de e-mail, incluindo o Outlook, da Microsoft. O único requisito é que o nome de domínio usado para os e-mails da rede aponte para a máquina que receberá o 602Lan Suite. Confira os detalhes da instalação a seguir.

Instalação

Comece baixando o 602Lan Suite. A instalação do programa é simples. Comece clicando duas vezes em Next e, depois, em Yes. Tecle o nome do administrador do sistema e da empresa e clique em Next duas vezes. Escolha a pasta onde o programa será instalado e pressione Next. Agora, digite uma senha para o administrador do 602Lan e, continue clicando em Next.

Dados do servidor

O próximo passo é definir as portas TCP/IP para acesso pelo browser do webmail e das ferramentas de configuração do 620Lan Suite. A menos que haja na rede outros serviços usando as portas em questão (80 e 8080), mantenha os valores originais. Se quiser, também é possível usar um final diferente para a URL dos serviços citados. Clique em Next. O 620Lan Suite testará se as portas TCP/IP escolhidas estão livres para acesso no PC. Caso não haja mensagens de erro, clique em Next duas vezes e, depois, em Install.

Cópia e console

O processo de instalação deve levar alguns minutos. Serão copiados arquivos para o disco rígido e configurados os serviços do 620Lan no sistema operacional. Depois de tudo terminado, reinicie a máquina e comece rodando o Console, entre os links criados no menu Iniciar para o 602Lan Suite. Verifique as configurações para acesso via web e veja se os serviços do 602Lan estão rodando corretamente.

Administração

Acesse o endereço indicado no Console, no campo Groupware Admin Access no browser. Na página que surge, use Administrator como login e a senha cadastrada ao instalar o 602Lan Suite. Na tela de administração, clique em E-mail, na parte esquerda da janela. Preencha, em Default Domain, o nome de domínio dos e-mails da rede. Em outras palavras, o que irá depois do símbolo de arroba (exemplo: wordpress.com, onde os endereços de e-mail terão a forma usuário@wordpress.com). Clique em Save para guardar essas informações.

Novos usuários

Agora, devemos adicionar usuários de e-mail ao servidor. Para isso, abra as opções em User Management e escolha Users. Clique em Add User e, na página seguinte, preencha o nome do usuário, o nome de login que será usado por ele e a senha (que pode ser trocada posteriormente pelo próprio usuário). Clique em Save para terminar a criação. O processo deve ser repetido para todos os usuários da rede.

Outlook

Para terminar nosso tutorial, vamos mostrar como configurar o acesso ao servidor, usando o protocolo IMAP, no Outlook, da Microsoft. Comece acessando o menu Ferramentas > Configurações de Conta. Na aba E-mail, clique em Novo. Marque o item Definir Manualmente as Configurações do Servidor e clique duas vezes em Avançar.

Dados cadastrados

Preencha o nome, o endereço de e-mail, o nome de login e a senha cadastrados no 602Lan Suite. Escolha, em Tipo de Conta, a opção IMAP e tecle como servidor de entrada e de saída o nome da máquina com o 602Lan Suite (ou seu endereço IP) na rede. Clique em Avançar e depois em Concluir. Repita o procedimento para todos os e-mails criados.

MAIS GROUPWARE

O phpGroupware é uma opção simples e de código aberto para um sistema de groupware. Roda em qualquer servidor LAMP ou WAMP (Linux ou Windows com Apache, MySQL e PHP). Esse software funciona bem, mas oferece menos recursos que o 602Lan Suite.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
%d blogueiros gostam disto: