CuriosidadesInformáticaNotícias

O governo pode cortar a internet?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Com a greve dos caminhoneiros, muitas notícias falsas começaram a circular pelas redes sociais. Entre elas, a notícia de que o governo irá cortar a internet de todo o Brasil no intuito de atrapalhar a comunicação entre os grevistas está sendo amplamente compartilhada pelo WhatsApp.

Diversas entidades já se pronunciaram e negaram o boato.

Apesar do medo imediato ao ler a notícia fake, o governo NÃO pode cortar a internet nacional.

Do ponto de vista técnico, seria impossível bloquear completamente a internet no país inteiro. Seria necessário obrigar todas as operadoras a desligar seus sinais de rede móvel, coisa que só pode ser feita com ordem judicial expedida para cada uma das operadoras; o governo teria que desligar todos os satélites de telecomunicação e impedir a internet propagada via ondas de rádio.

Do ponto de vista jurídico, o governo enfrentaria dificuldades legais caso decidisse desligar a internet no país. Acabar com a internet poderia entrar em conflito com a nossa própria legislação. De acordo com o Marco Civil da Internet (lei nº 12.965/14) e a própria Constituição Federal, a liberdade de expressão é assegurada como um direito básico de todo cidadão.

Por fim, o governo não quer, não consegue e nem está legalmente autorizado a desligar a internet!

Via CanaltechFake news | Afinal, o governo é realmente capaz de cortar a internet do Brasil?

[ratings]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected!!