O que é

O que é Fluxo de Caixa?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Fluxo de Caixa é um controle financeiro onde registra-se todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa por um tempo determinado. A importância do fluxo de caixa se dá na sua atenciosa observação, em que o administrador consegue prever sobras ou faltas de dinheiro e assim pode tomar melhores decisões sobre gastos e investimentos, gerenciando melhor o negócio.

Normalmente abastecido pela contabilidade no formato de planilha, o fluxo de caixa permite uma correta adequação da capacidade de pagamentos e recebimentos indicando os dias em que há mais ou menos verba em caixa. Esta informação pode ajudar na negociação de dias de pagamento de fornecedores, de recebimento por parte dos clientes, na decisão do momento certo para investir em maquinário ou mexer no estoque, entre outras atividades financeiras do negócio.

Como fazer um Fluxo de Caixa?

O controle é feito por alguém que tenha conhecimento de todas as operações que envolvam entradas e saídas de dinheiro da empresa, por meio de uma tabela de Excel. Recomenda-se que o acompanhamento seja feito diariamente.

O administrador vai preencher primeiro com o saldo inicial, ou seja, o que consta no caixa no momento em que se começa o fluxo.

Depois preenche-se com as entradas, que representam tudo o que entrou em dinheiro através das vendas, o que foi pago em cheque, cartão e etc. Também é preciso incluir rendimentos de investimentos de qualquer natureza, se houver, ou quaisquer outros recebimentos. Todos estes valores somados vão resultar no total de entrada.

Então registra-se as saídas: impostos, pagamento de fornecedores, pró-labore, salários, despesas de infraestrutura, marketing, comissões, compra de equipamentos e etc. Estes formam o total de saída.

O total de entrada menos o valor total de saída representa o saldo operacional da empresa, ou seja, é uma comparação entre o que entra e o que sai para verificar se não há um desequilíbrio prejudicial ao negócio nestes dois fatores. Subtrai-se o saldo inicial e o saldo operacional para obter-se o saldo final de caixa que representa quanto a empresa tem, de fato, de dinheiro disponível. Este valor é o saldo inicial do fluxo de caixa do período seguinte.

Tipos de Fluxo de Caixa

  • Fluxo de Caixa Projetado

É o controle do que a empresa tem a receber ou a gastar no futuro. Segue o mesmo esquema do acompanhamento diário do caixa, mas se insere contas que ainda deverão ser pagas, como pessoal, gastos com infraestrutura e todos os valores já previstos. Mesmo procedimento com as receitas, clientes fixos, rendimentos, etc.

O Fluxo de Caixa Projetado ajuda o empresário a prever necessidades futuras e a organizar datas de recebimentos e pagamentos para que o caixa não oscile muito e nem fique descoberto nem necessidade.

  • Fluxo de Caixa Livre

O Fluxo de Caixa Livre mostra o montante disponível em caixa considerando-se investimento e necessidades do capital de giro. Não é, portanto, todo o capital que está livre, e sim aquele que pode ser usado sem prejudicar operações futuras. No cálculo entram despesas como amortização, que não é uma saída do caixa mas representa uma redução no valor disponibilizado.

  • Fluxo de Caixa Operacional

É o que a empresa gera de dinheiro em um determinado período a partir de suas operações. Representa o quanto fatura com os clientes, sem contabilizar investimentos ou necessidades de capital de giro.

  • Fluxo de Caixa Direto

No método de Fluxo de Caixa Direto são considerados para o demonstrativo financeiro os recebimentos e pagamentos das atividades operacionais na sua forma bruta, sem nenhum desconto.

  • Fluxo de Caixa Indireto

O método indireto de demonstração do fluxo de caixa considera os valores a partir do lucro líquido ajustado dos recursos vindos da operação, já descontados fatores como depreciação e amortização.

  • Fluxo de Caixa Descontado

Fluxo de Caixa Descontado, ou FDC como é mais utilizado no meio contábil, é uma forma de calcular o valor de uma empresa. É usado no momento da venda de uma companhia, fusão, na busca por investidores, assim como para avaliar o tempo de retorno do capital investido. Parte-se da projeção do fluxo de caixa para determinado período futuro, determina-se uma taxa de desconto de eventuais riscos do investimento menos o valor residual dos ativos (que é o valor estimado dele ao fim de sua vida útil) e o cálculo do valor da empresa.

[ratings]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected!!