O que é malemolente?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Reddit 0 StumbleUpon 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 Email -- Buffer 0 0 Flares ×

Malemolente significa mole, indolente, que tem malemolência. A palavra malemolente é um regionalismo que não consta no dicionário da língua portuguesa, porém pode ser empregada em vários sentidos.

Malemolente é um adjetivo que faz referência a quem é malandro, boêmio. É também aquele que faz uso de artimanhas para se esquivar de algo ou de alguém.

Ser malemolente é ser preguiçoso, não ter disposição para fazer algo. É aquele que está sentindo moleza, indisposição ou uma calma excessiva.

Com relação à música, a ritmo, malemolente é um gingado, uma atitude e gestos lentos dos malandros e boêmios. É o jeito de falar ou mover-se como manha, com malícia e elegância.

Malemolente vem de mole, molejo. É uma expressão criada no Rio de Janeiro pelo estilo de vida de muitos cariocas. Inicialmente descrevia o modo de caminhar dos malandros, dos capoeiras, depois passou a ser usada também para descrever uma maneira de levar a vida. O cantor Bezerra da Silva dizia que o carioca tinha um caminhar malemolente devido ao fato de estar acostumado a descer as ladeiras e becos do morro onde morava.

A palavra malemolente é um adjetivo de dois gêneros que se refere a quem tem má vontade contra alguém, que tem má índole, que é malévolo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
%d blogueiros gostam disto: