Economia

O que é Offshore?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

[ratings]

Offshore é uma empresa ou entidade financeira cuja contabilidade é feita fora das fronteiras do país onde opera, para obter benefícios fiscais.

Para ser considerada uma offshore, a empresa deve estar registrada fora do seu território nacional (ou fora da Zona Franca), tem que exercer a sua atividade fora do local de registro, e os seus clientes devem estar domiciliados fora do centro financeiro offshore.

Além de classificar a empresa ou instituição que procura um regime fiscal mais vantajoso, a palavra offshore também é usada para descrever os centros financeiros que oferecem estes benefícios no âmbito da tributação. Alguns dos centros offshore mais conhecidos são: Maldivas, Ilhas Cayman, Ilhas Bermudas, Mônaco e Panamá.

Os graus de transparência e medidas de regulamentação financeira podem variar dependendo da offshore em questão. Muitas vezes, estes centros financeiros são usados para propósitos ilícitos como evasão fiscal e lavagem de dinheiro.

Benefícios das Offshores

Os centros financeiros offshore são frequentemente descritos como paraísos fiscais porque apresentam vantagens como:

  • tributação favorecida (impostos reduzidos ou isenção de impostos)
  • regulamentação financeira mais flexível
  • regras rígidas de proteção do sigilo bancário e anonimato

Segundo a Receita Federal Brasileira, são considerados regimes fiscais privilegiados ou com tributação favorecida aqueles que não tributam a renda ou a tributação é inferior à alíquota de 20%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected!!