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O que é Turnover?

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O Turnover, também conhecido como rotatividade de pessoal, é o movimento de entrada e saída de funcionários em uma empresa, demonstrado por meio de um índice de rotatividade.

Esse movimento de pessoal é calculado com base na quantidade de demissões pelo total de funcionários, resultando em um índice percentual relevante para verificar a qualidade da organização.

Como se calcula o Turnover?

A maneira geral de se calcular o turnover é considerando a rotatividade geral da empresa através da fórmula:

O cálculo do Turnover considera um período anterior ao atual quando aconteceu a rotatividade, ou seja, mês ou ano anterior, sendo o anual o mais utilizado, mas médias e grandes empresas (com mais de 200 funcionários) podem optar por observar este índice mês a mês.

Se a informação referente aos motivos das demissões for mais acessível, é possível considerar a saída de funcionários que serão substituídos, e o turnover  passa a considerar no cálculo apenas cargos substituíveis, diferente daqueles que deixam de existir dentro da empresa.

Para verificar o impacto das novas contratações no turnover, recomenda-se dividir o número de funcionários que deixaram a companhia com menos de um ano de contratação pelo número total de funcionários desligados no mesmo período. Se o índice for mais alto que o turnover, é importante rever as práticas de contratações e treinamentos dos novos colaboradores.

Turnover ideal

O índice Turnover considerado ideal é o de menos de 10% ao ano, ou cerca de 1% ao mês. Mas é preciso observar as diferenças entre as características de cada mercado de trabalho. Restaurantes e call centers, por exemplo, apresentam índices elevados por contratar muitos jovens com baixa escolaridade, grupo entre os que mais se desligam das empresas no primeiro ano.

O ideal é fazer comparativos internos, assim como traçar paralelos com o mercado. O Ministério do Trabalho, associações comerciais e outros órgãos oferecem estudos frequentes com índices de turnover.

Um turnover elevado pode ser motivado por salários e benefícios inferiores à concorrência, falta ou problemas no treinamento, falhas ou inexistência de planos de carreira, assim como deficiências no gerenciamento (micro e macro).

Os principais problemas do turnover alto são:

  • Gastos com demissões: Cada funcionário desligado representa um gasto à empresa com rescisão contratual, pagamento de benefícios a vencer como férias, FGTS, entre outros.
  • Despesas de contratação: É preciso levar em conta valores desde o anúncio da vaga, o tempo dos funcionários envolvidos nas entrevistas, depois o custo do treinamento, a adaptação do novo colaboradores e o total dos dias sem produção.
  • Desgaste da equipe: A troca constante de colegas pode levar à insatisfação, falta de motivação e reforça a insegurança, resultando em um desempenho abaixo do esperado.
  • Relacionamento com clientes: No caso de funcionários que lidam diretamente com clientes, a troca frequente pode ter consequências negativas em termos da confiança já estabelecida entre as partes, que reflete no desempenho das tarefas.
  • Carência de conhecimento: Funcionários altamente qualificados, quando desligados, representam uma grande perda de know how para a empresa. Eles dominam não só seu papel, mas são conhecedores da operação como um todo, o que o recém-contratado não poderá reproduzir facilmente.

Como melhorar o Turnover da empresa

É preciso buscar as razões pelas quais o índice aparece alto. Rever processos e perfis, observar o nível de satisfação no trabalho, comparar salários e benefícios com a concorrência, entre outras métricas que podem ser pensadas em cima da realidade da empresa.

Estabelecer planos de carreira transparentes pode diminuir a rotatividade, incentivando o crescimento interno. Recolocar funcionários também é uma boa solução, pois o aproveitamento interno poupa gastos com questões trabalhistas, tempo de treinamento, entre outros fatores.

Por vezes, a insatisfação ou falta de motivação estão relacionadas a problemas de comunicação. Falta de clareza tanto nas tarefas como nas questões estratégicas, mudanças bruscas de posicionamento, entre outras atitudes, confundem e prejudicam os funcionários levando a demissões.

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