O que é

O que é Zênite?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Zênite é um ponto de referência para a observação do céu, um conceito utilizado nas ciências naturais, principalmente na astronomia.

Zênite é definido como o ponto exatamente acima de um lugar específico, ou seja, a partir de um ponto numa superfície horizontal traça-se uma reta imaginária perpendicular ao plano, o ponto acima da esfera é o zênite.

Exite  outro significado para a palavra zênite, que deriva de uma expressão em árabe que significa “direção da cabeça” ou “caminho acima da cabeça”.

O termo zênite também pode ser usado para definir o ponto mais alto no céu por onde um objeto celeste passa em sua trajetória aparente.

Na astronomia, zênite define um dos eixos do sistema horizontal de coordenadas. Nele, a altura de um objeto é medida, em graus, a partir do horizonte, correspondendo sempre a 90°.

Zênite solar

Existe também o zênite solar, que é quando o sol está diretamente acima das árvores. Isso geralmente acontece ao meio-dia solar.

O zênite do sol sobre a terra ocorre apenas duas vezes ao ano e somente nas latitudes entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.

Zênite e Nadir

Nadir é considerado o oposto do zênite, ou seja, o ponto de referência celeste que se opõe ao zênite.

Como o zênite é tido como a região mais elevada acima da cabeça do observador do céu celeste, o nadir consiste no ponto mais baixo, que está abaixo dos pés do mesmo observador.

Este termo também se originou a partir do árabe nadeer ou nathir, que significa literalmente “oposto”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected!!