Informática

O que fazer se o touchpad do notebook parou de funcionar?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Você está tranquilamente usando seu computador e de repente, o touchpad para de funcionar. Algumas soluções simples podem resolver o problema.

Talvez pareça uma sugestão boba, mas reiniciar a máquina é um procedimento simples e deve ser a primeira ação pensada para solucionar praticamente qualquer tipo de problema.

Caso isso não funcione, outra alternativa é tentar ativar o touchpad manualmente utilizando a tecla FN. É extremamente comum desativá-lo por acidente e perceber o ocorrido apenas quando o dispositivo para de funcionar. Assim, basta pressionar a tecla FN e aquela que for correspondente ao touchpad em seu computador – alguma entre F1 e F12. É importante lembrar que essa tecla pode variar de marca para marca.

Para que não haja dúvidas, verifique se o ícone que indica o touchpad está presente em alguma das teclas F1 a F12. Se mesmo assim você não o encontrar, dê uma olhada no manual do computador ou simplesmente pesquise pelo nome do modelo e “touchpad desabilitado”.

Outra possível causa do mau funcionamento do touchpad é a sujeira ou até mesmo gordura presente nos dedos, que geram interferências e outros problemas. Para limpar o dispositivo, desligue-o e passe uma flanela ou outro tecido macio na superfície. Se você desejar uma limpeza mais profunda, vale utilizar produtos apropriados, que são vendidos em lojas de informática.

Caso as sugestões acima não tenham resolvido o problema, talvez seja necessário verificar mais a fundo o que está causando o problema.

O primeiro passo nesse momento é analisar as configurações do touchpad. Se você estiver utilizando o Windows 10, abra o menu Iniciar e vá nas configurações para buscar os dispositivos. Por fim, selecione o touchpad. Nessa tela é possível verificar se o dispositivo está habilitado.

Caso o touchpad continue sem funcionar, talvez o problema esteja nos drivers da máquina. Abra o Gerenciador de Dispositivos e verifique se o driver está aparecendo na lista de dispositivos. Caso ele não esteja lá, entre no site do fabricante e pesquise o modelo do computador. Aparecerão os drivers listados, com o do touchpad entre eles. Utilize um mouse USB para executar o arquivo.

Se o problema persistir mesmo assim, é hora de pedir ajuda. Leve seu notebook para uma assistência autorizada da marca para que o reparo necessário seja feito de forma correta.

[ratings]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected!!