EconomiaO que é

O que são Commodities?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

As commodities são mercadorias em estado bruto ou de simples industrialização negociadas em escala mundial. A comercialização é estabelecida no mercado financeiro com preços normalmente em dólar e que oscilam de acordo com a oferta e a demanda internacionais.

Na maioria das vezes, as commodities são constituídas de recursos naturais e têm a produção e consumo influenciadas por fatores climáticos e econômicos. As que são minimamente industrializadas têm produção em massa e pouca diferenciação. Mesmo entre produtores variados, as mercadorias possuem um grau de qualidade uniforme.

Entre as commodities mais comuns estão as que servem como matéria-prima para a produção de outros bens. Um exemplo são agrícolas chamadas de soft commodities, como a soja, o açúcar e o milho.

O ouro, ferro e cobre estão juntos às mercadorias mais negociadas e são commodities de extração ou minerais, denominadas hard commodities.

Entre as commodities brasileiras mais comercializadas estão a soja, o minério de ferro, o petróleo e a carne, e o preço mundial destas exerce grande impacto na economia nacional.

Tipos de commodities

  • Commodity Agrícola: Soja, trigo, café.
  • Commodity Mineral: Petróleo, minério de ferro, ouro.
  • Commodity Financeira: dólar, euro, real.
  • Commodity Ambiental: créditos de carbono, água.
  • Commodity Energética: energia eólica, energia elétrica.
  • Commodity Química: ácido sulfúrico, sulfato de sódio.

Contrato Futuro

Por tratar de um bem pouco variável, suas transações podem envolver mercadorias que sequer foram plantadas, usando como exemplo as commodities agrícolas. Sacas de soja podem ser negociadas mesmo que não existam fisicamente nos silos. É o chamado contrato futuro, em que o produtor negocia na bolsa as próximas safras. A mercadoria não necessariamente será entregue ao comprador, que por sua vez já pode ter negociado os títulos com outro agente em função da volatilidade dos preços na busca pelo lucro.

Principais bolsas de commodities

Entre as principais bolsas de commodities do mundo estão a europeia Euronext LIFFE (ELMC), especialista em produtos agrícolas, a Bolsa de Metais de Londres (LME), a Bolsa Mercantil de Nova York (NYMEX), que comercializa principalmente contratos de energia e metais, e a Chicago Board Of Trade (CBOT), a mais antiga bolsa de opções e futuros do mundo, cujo domínio é nos cereais.

No Brasil, as commodities são negociadas pela BM&F Bovespa.

[ratings]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected!!