Por que suamos?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Reddit 0 StumbleUpon 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 Email -- Buffer 0 0 Flares ×

Suamos para manter o resfriamento do corpo. A transpiração é essencial para o corpo regular a sua temperatura.

Todos os seres humanos suam, principalmente nos dias com temperaturas mais altas, após atividades físicas ou em situações de estresse, raiva, medo ou vergonha.

O suor evapora e isso esfria a pele. Nós suamos cerca de meio litro em 24 horas. Algumas pessoas suam mais do que meio litro, mesmo em climas frios. Isto é conhecido como hiperidrose ou transpiração excessiva.

Quando nós suamos muito (mesmo quando não estamos fisicamente ativos) a parte afetada do corpo (por exemplo, as palmas das mãos) fica persistentemente molhada. Após ocorrer a evaporação, as palmas das mãos vão arrefecer, fazendo com que as mãos fiquem frias e úmidas. A transpiração excessiva dos pés pode causar mais incômodos. Muitas vezes sentem-se os pés como se estivessem submersos numa poça de água – permitindo que as bactérias e o pé de atleta se desenvolvam, junto com os maus odores.

Se suamos muito, a questão “porque eu suo tanto” vem automaticamente à nossa mente. Ao olhar para o processo de transpiração, deve-se notar que a sudorese é um processo fisiológico muito importante. O corpo humano tem, desde o seu nascimento, de 2 a 4 milhões de glândulas sudoríparas cuja principal função é resfriar o corpo quando uma pessoa é forçada por influências internas ou externas de calor.

O oposto da transpiração seria congelar. Se a temperatura do corpo é equilibrada, sentimo-nos confortáveis na nossa pele. O organismo não deve nem congelar nem suar. Este equilíbrio é o que o nosso corpo tenta alcançar. O suor também serve como um transportador de feromônios e odores corporais. Em parte, isso também é importante para as relações interpessoais. No entanto, o corpo humano também transpira quando descansa. Essa sudorese contínua é responsável por manter a pele hidratada. Se este equilíbrio é bloqueado, tem-se o efeito de pele seca, frágil ou pele rachada. O oposto é quando você transpira muito. Por exemplo, as mãos suadas farão com que a pele se sinta úmida e fria. Transpiração extrema, forte e prolongada é chamada de hiperidrose.

O suor não é apenas importante na regulação da temperatura do corpo. Ele também determina, muitas vezes mesmo inconscientemente, a nossa ação e nossa percepção. Maus odores ou Bromidrose contém determinadas bactérias que conduzem a um odor acre. As axilas são geralmente a raiz do problema. Infelizmente, um forte odor é geralmente visto por outros como falta de higiene. Aqueles que são afetados normalmente não conseguem fazer nada para evitar os odores, assim a maioria lava-se várias vezes ao longo do dia ou usa desodorante. A redução do suor conduz frequentemente à eliminação da transpiração, resolvendo o problema completamente.

Hiperidrose – sudorese excessiva

Quando as pessoas sofrem de hiperidrose, muitas vezes não sabem que há muitas maneiras fáceis de evitar o aparecimento da transpiração excessiva. Sudorese nas mãos, pés ou na zona das axilas pode ser tratada com uma unidade de iontoforese e água da torneira.

O que pode ajudar contra a transpiração?

Na internet encontramos muitas oportunidades e dicas sobre como agir contra a transpiração. Muitas dessas dicas e remédios caseiros são completamente ineficazes. Infelizmente, a maioria desses remédios caseiros não são úteis, apenas trazem alívio a curto prazo ou simplesmente não funcionam.

Quais são as razões para a transpiração excessiva?

Resumindo: se não existem causas internas que possam ser determinadas, então ninguém pode explicar o fenômeno da transpiração excessiva. Portanto, não há cura para a hiperidrose médica. Alguns estudos têm mostrado que a hiperidrose pode ser apenas um problema psicológico. Assumir que a transpiração excessiva é um problema puramente psicológico seria uma explicação muito simples e lógica. Assim, alguns dizem que a hiperidrose não é nada mais do que um problema mental e que com uma atitude mental correta, a hiperidrose desapareceria. No entanto, as causas psicológicas da hiperidrose são meras especulações e os tratamentos psicológicos apenas têm resultado num número muito limitado de pacientes.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
%d blogueiros gostam disto: