CulturaFilosofia

Quem foi Ptolomeu?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Cláudio Ptolomeu (em grego, Klaudios Ptolemaios), também conhecido como Ptolomeu de Alexandria, foi um importante cientista grego, nascido no Egito e com cidadania romana que viveu entre os séculos I e II d.C., contribuindo significativamente em áreas do conhecimento como a matemática (álgebra, trigonometria, geometria), geografia, cartografia, astrologia, astronomia, óptica e teoria musical.

Devido à carência de fontes históricas, é difícil precisar com exatidão os fatos que envolvem a vida de Ptolomeu. Contudo, acredita-se que este pensador tenha nascido em Ptolemaida Hérmia, na região do Alto Egito, em meados de 70 d.C. e falecido em Canopo, Egito, por volta de 168 d.C., quando governaram os imperadores romanos Adriano e Antonino Pio. Ademais, sabe-se que Ptolomeu foi um dos grandes sábios de Alexandria a partir do ano de 120 d.C..

Vale ressaltar o esforço de Ptolomeu em sintetizar o trabalho científico de seus antecessores, sobretudo nas áreas de matemática, astronomia e geografia. No que tange aos seus trabalhos matemáticos, podemos considerá-lo um geômetra; contudo, foram suas teorias acerca da trigonometria esférica, do movimento solar e lunar, das conjunções de planetárias, bem como a catalogação dos corpos celestes, que o tornaram célebre.

Podemos citar um de seus postulados mais importantes, conhecido como “Teorema de Ptolomeu”, segundo o qual um quadrilátero inscrito numa circunferência tem como produto das diagonais igual à soma dos produtos dos lados opostos.

Por outro lado, Ptolomeu foi capaz de distinguir e organizar os saberes astrônomos e astrólogos, separando ciência de misticismo. Para tanto, criou sua obra prima, “O Almagesto” (O Grande Tratado), onde sintetizou os conhecimentos de Aristóteles, Hiparco e Posidônio, dentre outros, com o intuito de criar um modelo capaz de prever a posição dos planetas, o qual logrou sucesso até o século XVI, quando sua teoria do geocentrismo foi refutada pelo modelo heliocêntrico de Copérnico.

A despeito disso e com base na cosmologia aristotélica geocêntrica, o pensador foi capaz de formular um modelo geométrico para o sistema solar no qual a Terra estaria no centro e os outros corpos celestes gravitariam a sua volta, numa combinação de círculos chamados “Epiciclos”.

Por fim, vale citar que “O Almagesto” foi traduzido para o árabe em 827 d.C e para o latim no século XII. Não obstante, sobre astrologia, o autor apresenta-nos o “Tetrabiblos”, onde defende que todos os aspectos da vida de um sujeito são determinados pelos planetas.

Em “Geographia” (Geographike Hyphegesis) Ptolomeu sistematiza todo conhecimento geográfico da cultura greco-romano para descrever e medir, com relativo sucesso, o planeta Terra. Assim, ele estabelece coordenadas de latitude e longitude para as cidades e regiões mais importantes do mundo conhecido e desenvolve a “projeção cônica equidistante meridiana” enquanto técnica de projeção de mapas capaz de representar superfícies curvas em um mapa plano. Estes estudos foram utilizados pela Igreja Católica durante todo o período medieval para justificar a teoria geocêntrica por ela defendida.

Por fim, Ptolomeu também produziu um “Tratado sobre Óptica” onde analisa questões como reflexão, refracção e cor. Escreveu ainda um tratado sobre teoria do som, a obra “Harmônica”, onde apresenta uma teoria matemática da música.

[ratings]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected!!