Português

Seção, Sessão e Cessão

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

[ratings]

Seção é uma palavra homônima que deve ser utilizada no sentido de corte, repartição, divisão ou departamento. Sessão, por sua vez, significa reunião ou intervalo de tempo que dura uma atividade específica.

Na Língua Portuguesa, “seção” e “sessão” são designadas palavras homônimas imperfeitas e homófonas, pois possuem a mesma pronúncia (homófona), mas com grafia e significados diferentes.

Seção

A palavra seção provém do termo em latim sectio, que significa “corte”. Está relacionada, portanto, com o ato de dividir, separar, repartir.

Nas repartições públicas, seção é cada uma das partes em que se subdivide cada departamento. É também cada uma das partes em que se divide uma publicação escrita. Ainda pode designar o local onde votam determinados eleitores, como por exemplo, a seção de voto.

Sessão

A palavra sessão deriva do termo latino sessio, que significa “sentar-se” ou “cadeira”. Refere-se ao espaço de tempo no qual acontece uma reunião deliberativa, uma assembléia.

Também pode ser utilizado para falar de uma sessão de cinema, de uma sessão de psicoterapia ou de uma sessão de fotos, que não são reuniões, mas atividades específicas que são realizadas em um determinado intervalo de tempo.

Cessão

Uma outra palavra homônima que faz parte desse grupo é cessão, que deriva do verbo ceder. Trata-se de uma doação, atribuição ou transmissão de bens ou direitos para outrem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected!!