Química

Tratamento de Água

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

[ratings]

“Tratamento de Água” é um longo processo de transformação pelo qual a água passa até chegar em condições de uso para abastecer a população, independente da função que ela terá.

Assim, depois de captada nos rios, barragens ou poços, a água é levada para a estação de tratamento onde passa por várias etapas, que será mais complexo dependendo das impurezas existentes na água.

Etapas de Tratamento

O tratamento de água é feito por químicos, biólogos ou outros profissionais de áreas laboratoriais que seguem várias etapas, a saber:

  • Oxidação: a primeira etapa do processo é misturar cloro na água para oxidar os metais presentes, principalmente o ferro e o manganês, que se apresentam dissolvidos na água.
  • Coagulação e Floculação: a água é misturada com o sulfato de alumínio, um coagulante que possui propriedades que ajudam a formar flocos gelatinosos, que vai servir para unir as impurezas e facilitar sua remoção. A floculação irá agitar a água com a ajuda de pás giratórias.
  • Decantação: nessa etapa, a água passa lentamente pelos decantadores, permanecendo assim de 2 a 3 horas. Esse processo facilita que os flocos de impurezas se depositem no fundo do decantador.
  • Filtração: após passar pelos decantadores, a água vai para os filtros, onde são retiradas as impurezas que permanecem na água. Os filtros são formados por camadas de carvão ativado que retiram o odor e o sabor das substâncias químicas utilizadas; por areia, que filtra as impurezas restantes; e por cascalho, que tem a função de sustentar a areia e o carvão.
  • Desinfecção: o cloro é usado para a destruição de micro-organismos presentes na água. A ozonização e a exposição à radiação ultravioleta também podem ser usados nesse processo.
  • Fluoretação: depois de ser filtrada, a água já está potável. Nessa etapa são adicionados cloro e flúor para a prevenção de cáries.
  • Correção do pH: nessa etapa, se necessário, é adicionado mais cal hidratado para a correção do pH.
  • Ortopolifosfato de Sódio: é acrescentado na última etapa para proteger a tubulação contra a corrosão e a oxidação.

Por fim, a água está pronta para o consumo, permanecendo armazenada em reservatórios fechados e impermeabilizados para, então, ser distribuída para a população. O complemento a todo esse processo é um trabalho contínuo de conservação e vigilância, com a tomada de amostras em diversos pontos do sistema e análises físicas, químicas e biológicas, para garantir a qualidade sanitária da água a ser consumida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected!!