À venda USB que destrói qualquer computador
[ratings]
Se lembra de um protótipo USB que foi projetado por um pesquisador russo, Dark Purple, no ano passado, para destruir eficazmente os componentes sensíveis de um computador quando ligado?
Agora alguém realmente criou o pendrive USB Killer que destrói quase qualquer coisa – como laptops, PCs, ou televisores – a que ele estiver conectado.
Uma fabricante de tecnologia de Hong Kong está vendendo um pen drive USB chamado USB Kill 2.0 que pode fritar qualquer computador não autorizado a que o pendrive estiver conectado através da introdução de um pico de energia através da porta USB. Ele custa US $ 49,95.
Como funciona o USB Kill 2.0
Como a empresa explica, quando plugado, o pendrive USB Kill 2.0 carrega rapidamente seus capacitores através da fonte de alimentação USB e depois descarrega – tudo em questão de segundos.
O pendrive USB descarrega 200 volts de energia DC sobre as linhas de dados da máquina host e este ciclo de carga e descarga é repetida várias vezes em apenas um segundo, até que o pendrive seja removido.
“Quando testado em computadores, o dispositivo não foi projetado ou previsto para apagar dados”, diz a empresa. “No entanto, dependendo da configuração do hardware (SSD [unidade de estado sólido] vs. disco HDD [unidade de disco rígido]), os controladores de disco podem ser danificados ao ponto de que a recuperação de dados seja impraticável..”
“Qualquer porta USB voltada para público deve ser considerada um vetor de ataque”, diz a empresa em um comunicado. “Em segurança de dados, essas portas são frequentemente bloqueadas para evitar exfiltração de dados ou de infiltração de malware, mesmo assim, são muitas vezes não protegidas contra o ataque elétrico.”
Quando e para quem o USB Kill é útil?
O USB Killer pode ser uma benção para os denunciantes, jornalistas, ativistas, e, para não esquecer, os criminosos, que querem manter seus dados confidenciais longe de aplicação da lei, bem como os ladrões cibernéticos.
É como se você for pego, se matar. Da mesma forma que os terroristas fazem. Nesse caso eu quero dizer matar os dados do seu laptop, para se proteger do homem da lei pegando-o. O pendrive USB Kill faz o mesmo para você.
No entanto, a empresa afirma ter desenvolvido USB Kill 2.0 com o único propósito de permitir que as empresas testem seus dispositivos contra ataques de oscilação de energia via USB e de impedir o roubo de dados através de ataques “Juice Jacking”.
Você pode assistir abaixo o vídeo de demonstração feito pela empresa, que mostra o USB Kill 2.0 em ação.
A empresa afirma que cerca de 95% de todos os dispositivos disponíveis no mercado atualmente são vulneráveis a ataques de oscilação brusca de energia introduzida via porta USB.
Contudo, os únicos dispositivos não vulneráveis aos ataques USB Kill são os recentes modelos do MacBook da Apple, que isola opticamente o fluxo de dados nas portas USB.
Juice jacking é um tipo de ataque cibernético em que o malware instalado em um computador pode sub-repticiamente copiar dados de um smartphone, tablet ou outros computadores usando uma porta USB que funciona como uma conexão de dados, tipicamente ao longo do carregamento USB.
Enquanto USB Kill 2.0 foi “projetado e testado para ser seguro”, a empresa avisa que o pendrive USB “é um dispositivo de alta tensão” e serve apenas para “adultos responsáveis.” Além disso, o site da empresa “condena veementemente o uso malicioso de seus produtos”.
O USB Kill 2.0 também vem com um USB Escudo de Proteção, chamado de Test Shield, vendido por US $ 15,70, que é projetado para permitir o teste do USB Kill sem destruir a máquina host.