DisciplinasPortuguês

Viajem ou viagem?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

[ratings]

As palavras viagem e viajem existem na língua portuguesa e estão corretas! A palavra viagem é um substantivo, sinônimo de jornada e deslocamento. Viajem é uma forma conjugada do verbo viajar.

Exemplos utilizando a palavra viagem:

  • Boa viagem! (substantivo)
  • Cheguei de viagem.
  • Tenha uma boa viagem.
  • A viagem foi boa?

Exemplos utilizando a palavra viajem:

  • Viajem apenas amanhã, aproveitem o dia de hoje! (verbo)
  • Tomara que eles viajem em segurança!

VIAGEM

Se estamos falando de uma jornada, de um passeio para um determinado lugar, de um deslocamento de alguém de um ponto mais próximo para um ponto mais distante, devemos utilizar o substantivo comum viagem. E mais: esta palavra pode ser utilizada também como gíria, que significa uma experiência de alterações sensoriais provocadas por substâncias alucinógenas.

Viagem de ser escrita com g por causa de uma regra da língua portuguesa que afirma que os substantivos terminados em -agem, -igem, -ugem são escritos com g. Exemplos: viagem, passagem, imagem, origem, vertigem, ferrugem, penugem, etc.

VIAJEM

Se estivermos falando do verbo viajar, viajem é a forma do verbo conjugada na 3ª pessoa do plural do presente do subjuntivo ou na 3ª pessoa do plural do imperativo. Viajar se refere ao ato de se deslocar de um lugar para outro, de percorrer caminhos, de visitar países e cidades. Pode significar também o ato de ter alucinações, delirar, sonhar, imaginar, etc.

POR QUE VIAJAR É COM J?

O verbo viajar é formado a partir do substantivo viagem mais o sufixo verbal –ar, sendo escrito com j para manter a sonoridade, para não ficar “viagar”. Conforme as regras ortográficas da língua portuguesa, devemos escrever com j todas as formas verbais dos verbos terminados em –jar, sendo esse o caso de viajar.

Presente do subjuntivo:
(Que eu) viaje
(Que tu) viajes
(Que ele) viaje
(Que nós) viajemos
(Que vós) viajeis
(Que eles) viajem

Imperativo:
(Eu) —
(Tu) viaja
(Ele) viaje
(Nós) viajemos
(Vós) viajai
(Eles) viajem

Exemplos:

  • Não viajem hoje! Viajem amanhã! (imperativo)
  • É necessário que eles viajem muito no novo trabalho. (presente do subjuntivo)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected!!