Português

Através ou atravez?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

A forma correta de escrita da palavra é através, com acento agudo e “s” final. A palavra atravez está errada.

Devemos utilizar o advérbio de lugar através sempre que quisermos transmitir uma noção de transversalmente, de lado a lado, por entre. Pode significar também durante ou por meio de. A palavra através é comumente utilizada na locução prepositiva através de.

Exemplos:

O avião passou através das nuvens e os passageiros sentiram muita turbulência.
A menina via a paisagem através da janela do carro.
Através dos anos, ele ficou cada vez mais rancoroso.

Assim, através de é sinônimo de:

de um a outro lado, atravessadamente, pelo interior de, por dentro de, ao longo de, no decorrer de, por meio de, por intermédio de, entre outros.

 

Formação da palavra através

Através é uma palavra formada a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente, alterando o seu sentido.

Neste caso, temos o prefixo a– mais a palavra través que, por sua vez, tem sua origem na palavra em latim transverse. O prefixo a-, de origem latina, pode significar afastamento e separação ou uma aproximação, a realização de um movimento para mais perto, mais junto.

Na locução prepositiva através de, utiliza-se o advérbio através juntamente com a preposição de. Uma locução prepositiva é um conjunto de duas ou mais palavras em que a última é uma preposição.

Através de ou por meio de

Atualmente já aparece em diversos dicionários a expressão através de com significado de por meio de. Embora muitos ainda afirmem que essa significação é errada, muitos já consideram aceitável sua utilização, sendo um exemplo da evolução constante da língua.

Consegui bilhetes para o concerto através de conhecimentos e favores.
Consegui bilhetes para o concerto por meio de conhecimentos e favores.

[ratings]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected!!