História

História no Enem

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Questão 1

(Enem 2018) A rebelião luso-brasileira em Pernambuco começou a ser urdida em 1644 e explodiu em 13 de junho de 1645, dia de Santo Antônio. Uma das primeiras medidas de João Fernandes foi decretar nulas as dívidas que os rebeldes tinham com os holandeses. Houve grande adesão da “nobreza da terra”, entusiasmada com esta proclamação heroica.

VAINFAS, R. Guerra declarada e paz fingida na restauração portuguesa. Tempo, n. 27, 2009.

O desencadeamento dessa revolta na América portuguesa seiscentista foi o resultado do(a)

a) fraqueza bélica dos protestantes batavos.
b) comércio transatlântico da África ocidental.
c) auxílio financeiro dos negociantes flamengos.
d) diplomacia internacional dos Estados ibéricos.
e) interesse econômico dos senhores de engenho.


Resposta: alternativa e) interesse econômico dos senhores de engenho

Atenção! A resposta dessa pergunta já está no texto. Note que ele menciona a alegria dos luso-brasileiros em terem perdoadas suas dívidas com os holandeses. Portanto, os senhores de engenho voltariam a apoiar os portugueses por conta desta facilidade econômica.

As demais opções não estão corretas. Não havia, como afirma, a letra a) “fraqueza bélica dos protestantes batavos” ou c) “auxílio financeiro dos negociantes flamengos”.


Questão 2

(Enem 2017) Sou filho natural de uma negra, africana livre, da Costa da Mina (Nagô de Nação), de nome Luíza Mahin, pagã, que sempre recusou o batismo e a doutrina cristã. Minha mãe era baixa de estatura, magra, bonita, a cor era de um preto retinto e sem lustro, tinha os dentes alvíssimos como a neve, era muito altiva, geniosa, insofrida. Dava-se ao comércio – era quitandeira, muito laboriosa e, mais de uma vez, na Bahia, foi presa como suspeita de envolver-se em planos de insurreição de escravos, que não tiveram efeito. [AZEVEDO, E. “Lá vai verso!”: Luiz Gama e as primeiras trovas burlescas de Getulino.

ln: CHALHOUB, S.; PEREIRA, L. A. M. A história contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998, adaptado.

Nesse trecho de suas memórias, Luiz Gama ressalta a importância dos(as)

a) laços de solidariedade familiar.
b) estratégias de resistência cultural.
c) mecanismos de hierarquização tribal.
d) instrumentos de dominação religiosa.
e) limites da concessão de alforria.


Resposta: alternativa b) estratégias de resistência cultural

O autor menciona as estratégias para sua mãe conservar sua identidade como negra: não se batizou, nem aceitou a catequese e ainda era visada por conspirar. Tudo isso fazia parte dos negros escravizados para manter suas tradições dentro de uma sociedade majoritariamente branca.

As demais opções não estão corretas, pois não refletem as informações contidas no texto como a letra a) “laços de solidariedade familiar” ou d) “instrumentos de dominação religiosa”.


Questão 3

(Enem 2016) A regulação das relações de trabalho compõe uma estrutura complexa, em que cada elemento se ajusta aos demais. A Justiça do Trabalho é apenas uma das peças dessa vasta engrenagem. A presença de representantes classistas na composição dos órgãos da Justiça do Trabalho [e também resultante da montagem dessa regulação. O poder normativo também reflete essa característica. Instituída pela Constituição de 1934, a Justiça do Trabalho só vicejou no ambiente político do Estado Novo instaurado em 1937.

ROMITA, A. S. Justiça do Trabalho: produto do Estado Novo. In: PANDOLFI, D. (org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999.

A criação da referida instituição estatal na conjuntura histórica abordada teve por objetivo:

a) Legitimar os protestos fabris.
b) Ordenar os conflitos laborais.
c) Oficializar os sindicatos plurais.
d) Assegurar os princípios liberais.
e) Unificar os salários profissionais.


Resposta: alternativa b) ordenar os conflitos laborais

A política trabalhista de Vargas consistia em harmonizar os interesses de patrões e trabalhadores. Enquanto promulgava leis trabalhistas a fim de garantir o apoio da população, favorecia os grandes empresários. Neste contexto, é criada a Justiça do Trabalho, que seria o órgão máximo para resolver as infrações cometidas.

As demais opções não estão corretas. A legislação trabalhista não promove o que afirma a letra a) “Legitimar os protestos fabris ou a letra” ou c) “oficializar os sindicatos plurais”.


Questão 4

(Enem 2014)

TEXTO l

O presidente do jornal de maior circulação do país destacava também os avanços econômicos obtidos naqueles vinte anos, mas, ao justificar sua adesão aos militares em 1964, deixava clara sua crença de que a intervenção fora imprescindível para a manutenção da democracia.

Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 1 set. 2013 (adaptado).

TEXTO II

Nada pode ser colocado em compensação à perda das liberdades individuais. Não existe nada de bom quando se aceita uma solução autoritária.

FICO, C. A educação e o golpe de 1964. Disponível em: www.brasilrecente.com. Acesso em: 4 abr. 2014 (adaptado).

Embora enfatizem a defesa da democracia, as visões do movimento político-militar de 1964 divergem ao focarem, respectivamente:

a) Razões de Estado – Soberania popular.
b) Ordenação da Nação – Prerrogativas religiosas.
c) Imposição das Forças Armadas – Deveres sociais.
d) Normatização do Poder Judiciário – Regras morais.
e) Contestação do sistema de governo – Tradições culturais.


Resposta: alternativa a) razões de Estado – Soberania popular

Uma questão onde se deve usar conhecimento histórico e interpretação de texto.

O primeiro trecho defende que o golpe de 1964 foi necessário, pois permitiu ao Estado controlar a sociedade e beneficiá-la economicamente. Por sua parte, o segundo texto rejeita uma solução autoritária e privilegia a vontade popular. Assim, a opção a) é a que contempla essas duas vertentes.

As demais opções não estão corretas, porque não utilizam os binômios precisos como b) “Ordenação da Nação – Prerrogativas religiosas” , sendo que a religião sequer é citada. Ou então a alternativa d) “Normatização do Poder Judiciário – Regras morais”.


Questão 5

(Enem 2014) A transferência da corte trouxe para a América portuguesa a família real e o governo da Metrópole. Trouxe também, e sobretudo, boa parte do aparato administrativo português. Personalidades diversas e funcionários régios continuaram embarcando para o Brasil atrás da corte, dos seus empregos e dos seus parentes após o ano de 1808.

NOVAIS, F. A.; ALENCASTRO, L. F. (Org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.

Os fatos apresentados se relacionam ao processo de independência da América portuguesa por terem

a) incentivado o clamor popular por liberdade.
b) enfraquecido o pacto de dominação metropolitana.
c) motivado as revoltas escravas contra a elite colonial.
d) obtido o apoio do grupo constitucionalista português.
e) provocado os movimentos separatistas das províncias.


Resposta: alternativa b) enfraquecido o pacto de dominação metropolitana

A vinda da administração metropolitana para a América Portuguesa fez com que a elite colonial sentisse que era possível administrar o Estado e dispensar os portugueses do governo. Também cooperou a igualdade jurídica do Brasil a Portugal em 1815.

As demais opções não estão corretas. A alternativa c) “motivado as revoltas escravas contra a elite colonial” e d) obtido o apoio do grupo constitucionalista português, fazem referências a fatos que não ocorreram.


Questão 6

(Enem 2014) O problema central a ser resolvido pelo Novo Regime era a organização de outro pacto de poder que pudesse substituir o arranjo imperial com grau suficiente de estabilidade. O próprio presidente Campos Sales resumiu claramente seu objetivo: “É de lá, dos estados, que se governa a República, por cima das multidões que tumultuam agitadas nas ruas da capital da União. A política dos estados é a política nacional”.

(CARVALHO, J. M. Os Bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987 (adaptado).)

Nessa citação, o presidente do Brasil no período expressa uma estratégia política no sentido de

a) governar com a adesão popular.
b) atrair o apoio das oligarquias regionais.
c) conferir maior autonomia às prefeituras.
d) democratizar o poder do governo central.
e) ampliar a influência da capital no cenário nacional.


Resposta: alternativa b) atrair o apoio das oligarquias regionais

A questão retrata claramente o poder que os estados, e não o governo central, possuíam no Brasil. Desta forma, o presidente Campo Salles afirma que precisa do apoio dos governadores para poder governar o Brasil, no fenômeno conhecido como “política dos governadores”.

As demais opções não estão corretas. Todas fazem referência ao inverso da política que ocorria neste período como “adesão popular”, “maior autonomia às prefeituras” ou “democratizar o poder do governo central”.


Questão 7

(Enem 2017) Getúlio libertou o povo, e são 8 horas de trabalho e só. Não tinha que trabalhar dia e noite mais não. Getúlio é que fez as leis. A princesa Isabel assinou a libertação, mas quem nos libertou do jugo da escravatura, do chicote, do tronco, foi Getúlio, Getúlio Dornelles Vargas. Papai falava assim: “Meu filho. Nunca houve no mundo governo igual a esse, meu filho”.Relato de Cornélio Cancino, 82 anos, descendente de ex-escravos, Juiz de Fora (MG), 9 maio 1995.

In: MATTOS, H.; RIOS, A. L. (Org.). Memórias do cativeiro: família,trabalho e cidadania no pós-Abolição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005 (adaptado).

A construção da memória apresentada no texto remete ao seguinte aspecto da referida experiência política:

a) Enaltecimento do sentimento pátrio, ligado à consolidação da democracia.
b) Fortalecimento da ideologia oficial, limitada à dimensão da escola.
c) Legitimação de coligações partidárias, vinculadas à utilização do rádio.
d) Estabelecimento de direitos sociais, associados à propaganda do Estado.
e) Desenvolvimento de serviços públicos, submetidos à direção dos coronéis.


Resposta: alternativa d) estabelecimento de direitos sociais, associados à propaganda do Estado

Uma questão que exige do candidato não só conhecimentos históricos, mas também capacidade interpretativa.

A promulgação das leis trabalhistas, no governo Getúlio Vargas, entraria para sempre no imaginário histórico do Brasil e apagaria aspectos negativos como a falta de eleições e a censura.

As demais opções não estão corretas, pois trazem elementos que remetem a um regime democrático. Por exemplo: “legitimação de coligações partidárias”, “desenvolvimento de serviços públicos” e “ligado à consolidação da democracia”.


Questão 8

(Enem 2017) Uma área de cerca de 101,7 mil metros quadrados, com um pátio ferroviário e uma série de armazéns de açúcar abandonados pelo poder público. Quem olha de fora vê apenas isso, mas quem conhece a história do Cais José Estelita sabe que o local faz parte da história de Recife, sendo um dos cartões-postais e um dos poucos espaços públicos que restam na capital pernambucana.

E é por isso que um grupo está lutando para evitar que as construções sejam demolidas por um consórcio de grandes construtoras para construção de prédios comerciais e residenciais.

BUENO, C. Ocupe Estelita: movimento social e cultural defende marco histórico de Recife. Ciência e Cultura, n. 4, 2014.

A forma de atuação do movimento social relatado evidencia a sua busca pela

a) revitalização econômica do lugar.
b) ampliação do poder de consumo.
c) preservação do patrimônio material.
d) intensificação da geração de empregos.
e) criação de espaços de autossegregação.


Resposta: alternativa c) preservação do patrimônio material

A expansão das cidades traz consigo a destruição de edificações antigas que contam sua história. Desta maneira, o grupo se reúne para impedir que parte deste marco desapareça por conta da especulação imobiliária.

As demais opções não estão corretas, pois vão contra ao objetivo proposto pelo texto inicial como as alternativas a) “revitalização econômica do lugar” e b) “ampliação do poder de consumo”.


Questão 9

(Enem 2017) Após o retorno de uma viagem a Minas Gerais, onde Pedro I fora recebido com grande frieza, seus partidários prepararam uma série de manifestações a favor do imperador no Rio de Janeiro, armando fogueiras e luminárias na cidade. Contudo, na noite de 11 de março, tiveram início os conflitos que ficaram conhecidos como a Noite das Garrafadas, durante os quais os “brasileiros” apagavam as fogueiras “portuguesas” e atacavam as casas iluminadas, sendo respondidos com cacos de garrafas jogadas das janelas.

VAINFAS, R. (Org.). Dicionário do Brasil Imperial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008 (adaptado).

Os anos finais do I Reinado (1822-1831) se caracterizaram pelo aumento da tensão política. Nesse sentido, a análise dos episódios descritos em Minas Gerais e no Rio de Janeiro revela

a) estímulos ao racismo.
b) apoio ao xenofobismo.
c) críticas ao federalismo.
d) repúdio ao republicanismo.
e) questionamentos ao autoritarismo.


Resposta: alternativa e) questionamentos ao autoritarismo

Com a centralização do poder em Dom Pedro I e a crise dinástica pelo trono português, os brasileiros passaram a questionar as ações cada vez mais centralizadora do monarca expressando seu descontentamento com violência.

Assim, recebem Dom Pedro I com frieza em Minas Gerais e atacando os portugueses no Rio de Janeiro.

As demais opções não estão corretas, pois não tem nenhuma relação com o exposto, como as alternativas a) “estímulos ao racismo” e b) “apoio ao xenofobismo”.


Questão 10

(Enem 2012) Diante dessas inconsistências e de outras que ainda preocupam a opinião pública, nós, jornalistas, estamos encaminhando este documento ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, para que o entregue à Justiça; e da Justiça esperamos a realização de novas diligências capazes de levar à completa elucidação desses fatos e de outros que porventura vierem a ser levantados.

Em nome da verdade. In: O Estado de São Paulo, 3 fev. 1976. Apud. FILHO, I. A. Brasil, 500 anos em documentos. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.

A morte do jornalista Vladimir Herzog, ocorrida durante o regime militar, em 1975, levou a medidas como o abaixo-assinado feito por profissionais da imprensa de São Paulo. A análise dessa medida tomada indica a

a) certeza do cumprimento das leis.
b) superação do governo de exceção.
c) violência dos terroristas de esquerda.
d) punição dos torturadores da polícia.
e) expectativa da investigação dos culpados.


Resposta: alternativa e) expectativa da investigação dos culpados

Mais uma questão onde não é preciso conhecimentos históricos para respondê-la, e sim a capacidade de interpretar o texto. Aqui, os jornalistas esperam que a Justiça – mesmo limitada pela ditadura militar – saiba cumprir o seu papel e investigar a morte de Herzog.

As demais opções não estão corretas. A alternativa c) “violência dos terroristas de esquerda” atribui o assassinato de Herzog aos comunistas, o que não é verdade; assim como a letra d) “punição dos torturadores da polícia”, pois o texto é um pedido de investigação entregue à Justiça.

[ratings]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected!!