BiologiaO que é

O que é zigoto?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Zigoto é a célula diploide resultante da união dos núcleos de duas células mutuamente compatíveis. É o produto da reprodução sexuada.

Nos animais, o zigoto é denominado ovo e resulta da união de dois gametas. É uma célula capaz de guardar as características genéticas dos progenitores, podendo gerar todas as linhagens celulares do organismo adulto.

Zigoto é a célula formada pela fusão dos gametas masculino e feminino, e que dará origem, por diferenciação e embriogênese, ao novo ser da espécie, primeiramente em forma de embrião. No caso específico do ser humano, um zigoto possui 23 pares de cromossomos, ou seja, 46.

Nas plantas, o zigoto vai dar origem ao esporófito, a fase que produz esporos; a germinação desses esporos dá origem ao gametófito, capaz de produzir os gâmetas haploides.

Nas espermatófitas, o zigoto primeiro se transforma num embrião que se encontra dentro da semente, enquanto nas pteridófitas, o zigoto se desenvolve diretamente na planta adulta.

Nos fungos, zigoto é a célula resultante da fusão dos núcleos de duas hifas sexualmente compatíveis e dá origem a um zigósporo, que produz uma nova hifa cujos núcleos irão sobre a meiose e gerar esporos capazes de se desenvolver em novos indivíduos haplóides.

[ratings]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected!!