Notícias

O que fazer em caso de falta ao Encceja 2020

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Neste domingo, 29 de agosto, acontece a aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. Quem não comparecer para realizar as provas de todas as áreas do conhecimento em que se inscreveu deverá justificar a ausência para inscrever-se gratuitamente no Encceja 2021, ou seja, a inscrição gratuita na próxima edição do exame só poderá ser realizada a partir da justificativa.

 

O participante deverá justificar a falta nos termos do edital do Encceja 2021, que será publicado futuramente pelo Inep. No entanto, é fundamental se atentar para alguns documentos que serão necessários. Situações como assalto ou furto, acidente de trânsito, casamento ou união estável, morte na família e maternidade são algumas entre as aceitas pelo Inep como justificáveis para a ausência ao exame.

É importante que os participantes providenciem e guardem documentos como boletim de ocorrência, assim como certidões de casamento, de união estável, de óbito ou de nascimento, além da documentação pessoal e que comprove parentesco com envolvidos no contexto, se for o caso. Entretanto, cabe ressaltar que a lista completa das documentações comprobatórias e suas especificações será publicada no edital do Encceja 2021.

Considerando isso, as justificativas deverão ser formalizadas pelo sistema do exame, em período ainda a ser definido pelo Inep. Caso não justifique a ausência na edição anterior ou tenha a solicitação de justificativa reprovada, o inscrito deverá pagar uma taxa de ressarcimento ao Inep, antes de se inscrever no Encceja 2021.

Pessoas com sintomas de covid-19 não deverão comparecer, em hipótese alguma, aos locais de prova no próximo domingo. A orientação do Inep é para que esses participantes solicitem a reaplicação do exame. Os casos serão analisados individualmente pelo Inep e os resultados, divulgados no sábado (28), no sistema do exame.

As pessoas que tiverem sintomas a partir das 12h desta sexta-feira (27) também não deverão comparecer aos locais de prova. Nesses casos, o período para solicitar a reaplicação será diferente. Começará na próxima segunda-feira, 30 de agosto, e irá até sexta-feira, 3 de setembro. Também será necessário enviar documentos comprobatórios para análise do Inep, por meio do Sistema Encceja.

Podem entrar com o pedido de reaplicação pessoas que apresentarem sintomas de covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa prevista no edital, como coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola ou varicela.

Fonte: Inep

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected!!