Notícias

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2019 realiza processo seletivo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

A 22º edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) foi realizada ontem (17) em todas as Escolas participantes.

A Olimpíada é voltada aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio de Escolas Públicas e Privadas de todo país. Neste ano foram inscritas 18 mil instituições.

As provas, aplicadas na última sexta-feira (17), foram compostas por dez questões (sete de astronomia e três de astronáutica). Os gabaritos já estão disponíveis.

Os melhores classificados vão representar o país na “Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica” e na Olimpíada “Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica 2020”.

Os participantes da OBA também concorrerão às vagas na Jornada Especial que acontecerá em São José dos Campos (SP). No evento, os alunos assistirão palestras de especialistas na área espacial e receberão material didático.

“Queremos levar a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula, despertando o interesse nos jovens e promovendo a disseminação dos conhecimentos básicos de forma lúcida e cooperativa entre professores e alunos, além de mantê-los atualizados”, declarou o coordenador da OBA, professor e astrônomo Dr. João Batista Garcia Canelle.

A OBA é coordenada por membros da Sociedade Brasileira Astronômica (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). Recebe apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e outras entidades parceiras.

Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)

A 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é promovida pela OBA e avalia a capacidade dos estudantes de construir e lançar foguetes de garrafa pet, de tubo de papel ou de canudo de refrigerante. Os protótipos são movidos a combustível líquido, composto de vinagre e bicarbonato de sódio.

Puderam participar da competição estudantes do Ensino Fundamental e Médio de Escolas Públicas e Privadas de todo país. A MOBFOG foi realizada até 17 de maio nas Escolas.

Os estudantes que mais se destacaram nos lançamentos participarão da Jornada de Foguetes que acontece anualmente na cidade Barra do Piraí, interior do Rio de Janeiro (RJ).

Acesse os regulamentos da OBA e da MOBFOG, o calendário e demais informações na página da OBA.

[ratings]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected!!