O que é Candidíase?
[ratings]
A Candidíase é uma infecção micótica causada pelo crescimento excessivo de um tipo de fungo chamado Candida albicans. Este fungo encontra-se normalmente em pequenas quantidades no corpo humano, não causando nenhum sintoma. No entanto, certos medicamentos e problemas de saúde podem gerar um super estímulo de “fermento” para este fungo crescer, especialmente em áreas quentes e úmidas do corpo. Isto pode causar sintomas incômodos e às vezes perigosos.
Os principais tipos de Candidíase
- Candidíase Oral: a forma mais comum de candidíase oral é a pseudomembranosa, que se caracteriza por placas de cor branca removível na mucosa oral (aftas). Outra forma de apresentação clínica é a forma atrófica, que se apresenta como placas vermelhas, macio no palato duro ou mole. A candidíase oral da garganta é mais freqüente em crianças, idosos, doentes que recebem quimioterapia, pessoas com doenças que comprometem o sistema imunológico, pessoas com diabetes, doentes que tomam antibióticos ou inaladores para asma com medicamentos esteróides.
- Candidíase Vaginal: é um tipo de vaginite – inflamação da vagina e que caracteriza-se por uma irritação vaginal, coceira intensa e corrimento vaginal. Afeta a vagina e os tecidos na abertura da vagina (vulva). Quase três em cada quatro mulheres já tiveram uma infecção por leveduras em algum momento de sua vida. Muitas mulheres sofrem duas ou mais infecções de levedura.
Tratamento
O tratamento da candidíase depende do local em que ela se manifesta. Em geral, a candidíase é tratada com medicamentos e pomadas antifúngicas. Se os sintomas persistirem, é possível que o médico receite um medicamento para uso oral durante um longo tempo.
O principal medicamento utilizado no tratamento é o Fluconazol.
Prevenção
A maioria das infecções causadas por Candida podem ser evitadas mantendo a pele limpa e seca. O uso de antibióticos só deve ser feito com acompanhamento médico. É muito importante seguir um estilo de vida saudável, incluindo uma nutrição adequada. As pessoas com diabetes devem tentar manter o açúcar no sangue sob controle. Se você tem HIV ou outra doença que se favorece a episódios recorrentes de candidíase bucal, o uso contínuo de medicamentos antifúngicos pode ajudar a minimizar a crise.
Higiene pessoal regular e o uso de roupas com tecidos de algodão também ajudam a prevenir a candidíase vaginal. Utilizar o preservativo em todas as relações sexuais também impede que se infecte.