Dicas e TruquesInformática

Confira 8 dicas para não cair em golpes online

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Links falsos são o meio comum utilizados pelos hackers para descobrirem seus dados e informações mais importantes. Portanto, não clicar em links suspeitos é fundamental para não ser um alvo fácil.

Links falsos e e-mails de phishing são um problema crescente na internet. Criminosos criam essas páginas para enganar as pessoas e roubar suas informações pessoais ou fazer downloads de vírus e malware. Muitas vezes isso é feito por e-mails que parecem confiáveis, mas, na verdade, levam a sites falsos projetados para roubar suas credenciais de login ou informações bancárias.

Segundo o relatório Spam e phishing em 2022 da Kaspersky, a empresa tecnológica barrou mais de 360 mil tentativas de phishing em aplicativos de mensagem ao redor do mundo. Foram 82,71% no WhatsApp, 14,12% no Telegram e 3,17% no Viber. O Brasil liderou o ranking com mais de 76 mil tentativas de fraudes no WhatsApp, logo seguido pela Rússia com 69 mil tentativas.

Portanto, é importante estar atento e saber como identificar links e sites falsos antes de clicar neles. Confira neste post como reconhecer e evitar links falsos e phishing para que você possa navegar na internet de forma mais segura. Fique atento a sinais como erros ortográficos, URLs suspeitos, falsas urgências e ofertas tentadoras. Aprender a identificá-los pode fazer uma grande diferença na proteção dos seus dados pessoais online.

1. Verifique o endereço do link

Ao receber um link, é importante verificar se o endereço parece legítimo ou suspeito. Algumas dicas para analisar o URL:

  • Links longos e com caracteres aleatórios tendem a ser mais suspeitos. Aqueles que são legítimos costumam ser mais curtos e limpos.
  • Preste atenção no domínio. Se não reconhecer o domínio ou ele contiver erros, desconfie.
  • Evite os que começam com protocolos desconhecidos como “zip://”. Links seguros geralmente começam com http ou https.
  • Cuidado com aqueles que contêm “@” no meio do endereço. Isso é raro em sites legítimos.
  • Links que direcionam para arquivos .exe ou .zip. Também são suspeitos, assim como aqueles encurtados pelo Bitly ou TinyURL.
  • Fique atento se o link não combina com o contexto da mensagem recebida. Isso pode indicar tentativa de phishing.

Seguir essas dicas de análise do endereço pode ajudar a identificar os que estão fraudados e evitar golpes ou downloads maliciosos. Em caso de suspeita, evite clicar e compartilhar o link recebido.

2. Cuidado com erros ortográficos

Links com erros ortográficos geralmente são falsos. Na pressa de enviar muitos e-mails fraudulentos, os criminosos frequentemente cometem erros ao digitar os endereços dos sites. Fique atento em:

  • letras trocadas,
  • palavras incorretas,
  • domínio estranho.

E não esqueça, o melhor a se fazer é não entrar e excluir a mensagem.

3. Desconfie de ofertas tentadoras

Ofertas que aparentemente são boas de mais para serem verdade geralmente são fraudulentas. Como um produto com um preço extremamente baixo ou uma recompensa grande demais, é provável ser falso. Os golpistas costumam usar ofertas tentadoras para atrair as pessoas e conseguir que elas cliquem em links maliciosos.

Faça uma busca rápida no Google para ver se encontra a mesma oferta em outros lugares. Pergunte a opinião de outras pessoas sobre a oferta. Em geral, quanto mais tentadora e inacreditável for a oferta, maior a probabilidade de ser falsa. Tenha muito cuidado e pense criticamente antes de confiar em qualquer oferta tentadoras demais.

4. Verifique o certificado de segurança

Quando você visita um site seguro, ele usa criptografia para proteger suas informações. Isso é feito por um certificado SSL (Secure Sockets Layer). Você pode verificar se um site possui um certificado SSL válido observando se o endereço começa com HTTPS em vez de apenas HTTP.

Além disso, na barra de endereços do navegador, você verá um cadeado ao lado do endereço. Ao pressionar no cadeado, você poderá ver detalhes sobre o certificado, incluindo para quem ele foi emitido, por quanto tempo é válido e pela autoridade certificadora. Certifique-se de que corresponde ao site que você está visitando.

Se o certificado for inválido ou expirado, é um sinal de alerta que o site não é seguro. Não insira informações confidenciais como senhas ou dados de cartão de crédito em sites sem certificados SSL válidos.

5. Cuidado com falsas urgências

Golpes de phishing frequentemente tentam criar uma falsa sensação de urgência para enganar as pessoas e levá-las a clicar em links maliciosos. Eles podem dizer que sua conta será desativada ou que você precisa tomar uma ação imediata para evitar consequências negativas.

E-mails que incentivam você a agir de forma rápida sem pensar são uma grande bandeira vermelha. Eles podem conter frases como:

  • “ATENÇÃO: sua conta será suspensa”
  • “último aviso”
  • “essa oferta expira em 24 horas”

Se o e-mail parecer tentar apelar para o medo ou criar pânico, é provável ser fraudulento. Em vez de clicar, faça login diretamente no site da empresa usando seu navegador para verificar se a mensagem é legítima.

Não se apresse em fazer nada apenas pelas falsas alegações de urgência. Isso é uma tática comum de phishing para fazer as pessoas agirem impulsivamente sem pensar nas consequências.

6. Verifique a origem

Os links falsos compartilhados em massa por meio de spans ou sites desconhecidos geralmente levam para páginas falsas ou maliciosas. Tenha cuidado especial com os recebidos por e-mail ou mensagens de texto de remetentes que você não conhece.

Antes de entrar, verifique se a origem é uma empresa ou site confiável. Pesquise o nome do site que aparece no link para ver se ele tem boa reputação. Aqueles de fontes não verificáveis como perfis pessoais nas redes sociais ou fóruns online são mais arriscados.

Em caso de dúvida sobre a origem, não clique. É melhor ignorar do que arriscar infectar seu dispositivo com vírus ou expor suas informações.

7. Use um serviço de verificação

Existem vários serviços online que podem ajudar a verificar se um link é seguro antes de clicar nele. Algumas opções para considerar, são:

  • VirusTotal – Este serviço popular analisa arquivos e URLs utilizando mais de 70 scanners de antivírus e da Web. Você pode enviar um link suspeito para ser verificado.
  • Google Relatório de Transparência – Um serviço que identifica phishing em diversos sites, bem como malwares. Verifica o URL, testando sua confiabilidade.
  • URLVoid – Outro serviço útil que verifica URLs e domínios em relação a conteúdo malicioso e fraude. Ele fornece informações detalhadas sobre a reputação e a segurança do site vinculado.
  • URLScan – Esta ferramenta permite que você envie um link para ser analisado em um ambiente seguro e isolado. Ele gera um relatório detalhado sobre o que o link faz, incluindo requisições de rede, scripts executados e mais.

Usar um desses serviços para verificar links desconhecidos ou suspeitos pode ajudar a evitar sites maliciosos e golpes online. Se um link é marcado como inseguro ou fraudulento, é melhor evitá-lo.

8. Tenha cuidado ao compartilhar

Não compartilhe nada sem verificar primeiro se são legítimos. Muitos links falsos são espalhados através de compartilhamentos inocentes nas redes sociais. Mesmo que tenha sido enviado por um amigo ou parente, ainda assim pode ser falso.

Verifique o link você mesmo antes de compartilhar. Se receber algum suspeito por e-mail ou mensagem, não abra. Em vez disso, visite o site da empresa digitando diretamente o endereço no navegador. Se ele for real, você será redirecionado para a página correta.

Sempre confirme a veracidade de qualquer link duvidoso antes de encaminhá-lo para outras pessoas. Um compartilhamento rápido pode espalhar golpes e vírus rapidamente. Proteja seus amigos e seguidores sempre verificando antes de compartilhá-los.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected!!