Qual a diferença entre financiamento e consórcio?
Financiamento e consórcio são duas formas diferentes de adquirir bens ou serviços, especialmente em relação a veículos, imóveis e outros itens de valor.
Enquanto o financiamento disponibiliza o dinheiro de forma imediata, no consórcio há um tempo até que a pessoa seja contemplada. Existem também diferenças nas taxas de juro, uma vez que no consórcio muitas vezes são cobradas somente taxas administrativas.
O financiamento é feito com base em um contrato bem delimitado com uma instituição financeira — seja bancos ou empresas especializadas —, enquanto o consórcio é um fundo comum, com participações de várias pessoas, onde a cada determinado período de tempo um participante é contemplado com a carta de crédito.
No contrato do financiamento, por exemplo, consta o valor emprestado, bem como as taxas de juros a serem pagas, o tempo estipulado e outras definições que forem julgadas importantes.
Já no consórcio, há um fundo coletivo administrado por uma pessoa especializada. Este modelo é voltado para a compra de bens de alto valor, como casas, carros, entre outros.
Dessa forma, a cada mês um sorteio que contempla um participante com a carta de crédito para a aquisição do bem.
Documentos necessários para financiamento/consórcio
Ao solicitar um financiamento, a instituição geralmente exige alguns documentos, como: