Cálculos estequiométricos
A estequiometria é responsável pela análise quantitativa da composição das substâncias consumidas e formadas em uma reação química.
O cálculo estequiométrico estabelece uma relação entre as quantias de reagentes e produtos de uma reação química. Assim, é possível saber a quantidade de produtos que serão utilizados em uma reação e a quantidade de produtos que serão formados.
Os princípios da estequiometria se baseiam nas Leis Ponderais (Lei de Lavoisier e Lei de Proust), relacionadas com as massas dos elementos químicos dentro das reações químicas.
O cálculo estequiométrico pode ser feito seguindo as etapas:
- Escreva a equação química conforme apresentado no problema ou exercício proposto.
- O balanceamento das equações químicas informa a quantidade de átomos envolvidos na reação. Ele é importante, pois garante que exista o mesmo número de átomos dos elementos em cada lado da equação, ou seja, entre reagentes e produtos. Nesse momento, você deve acertar os coeficientes estequiométricos, eles são os números multiplicadores recebidos pelas espécies químicas em uma equação balanceada e indicam os números de mols.
- Como se trata de relações de grandezas, é preciso estabelecer uma regra de três simples entre os dados e a pergunta do problema.
Exemplos
1. Qual o número de mols de moléculas de O2 necessário para reagir com 5 mols de átomos de ferro?
1° Passo – Escrever a equação química:
2° Passo – Balancear a equação:
3° Passo – Realizar Regra de três:
2. Considerando a síntese de amônia, qual a massa de NH3 que pode ser produzida a partir de 0,4 mol de N2?
1° Passo – Escrever a equação química:
2° Passo – Balancear a equação:
Consultando a massa dos elementos na tabela periódica e fazendo a relação com o número de mols, temos:
Observe que a soma da massa dos reagentes é igual a do produto, isso obedece a Lei de Proust, um dos princípios da estequiometria.
3° Passo – Realizar Regra de três:
Com base nas informações dadas no problema, temos a seguinte regra de três:
[ratings]