DireitoO que é

O que é Poder Executivo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Poder Executivo é o poder que tem como objetivo governar o povo e administrar os interesses públicos, cumprindo as ordenações legais e a Constituição do seu país, seja no âmbito nacional, estadual ou municipal.

O Executivo tem várias faces, dependendo do sistema em que ele está inserido. No presidencialismo, o líder do Poder Executivo é o Presidente, escolhido pelo povo, para mandatos regulares e também tem a função de chefe de estado e chefe de governo.

No sistema parlamentarista, o Executivo depende do apoio direto ou indireto do parlamento para ser constituído e para governar, e este apoio é expresso por meio de um voto de confiança.

Neste sistema de governo, não há uma separação bem clara entre os poderes executivo e legislativo.

Além do mais, o parlamentarismo distingue os papéis de chefe de estado e chefe de governo, onde o chefe de estado normalmente não detém poderes políticos de muita importância e desempenha mais um papel como símbolo da continuidade do Estado.

No parlamentarismo, o chefe de estado é eleito pelo voto popular ou nomeado pelo parlamento por prazo determinado. Nas monarquias parlamentaristas, o chefe de estado é o monarca, geralmente por um cargo hereditário.

Já o chefe de governo, chamado de primeiro-ministro ou chanceler, conduz os negócios do governo em coordenação com os demais ministros membros do gabinete.

Poder Executivo no Brasil

No Brasil, por ser um país presidencialista, o Poder Executivo é representado pelo presidente da república em exercício.

Neste contexto, o Poder Executivo é subdividido em três esferas:

  • Poder Executivo Federal – representado pelo Presidente
  • Poder Executivo Estadual – representado pelo Governador de cada Estado
  • Poder Executivo Municipal – representado pelo Prefeito de cada cidade

Poder Executivo Federal

O Poder Executivo Federal é representado pelo Presidente e Vice-Presidente da República, eleitos através de voto direto pelo povo em eleições que ocorrem de quatro em quatro anos.

O Presidente é o responsável pela escolha de todos os Ministros, diretores e presidente do Banco Central do Brasil e outros cargos importantes, como o advogado-geral e procurador-geral da República.

A administração federal, as relações e negócios internacionais e outras funções de responsabilidade nacional são atribuídas ao Poder Executivo.

Poder Executivo Estadual

O Poder Executivo Estadual é representado pelo Governador e Vice-Governador de cada Estado brasileiro.

Os cargos têm duração de quatro anos e os políticos também são escolhidos através de voto direto.

São responsáveis por executar a legislação própria de cada estado, aprovada anteriormente pela Assembléia Legislativa.

Poder Executivo Municipal

O Poder Executivo Municipal é representado pelo Prefeito e Vice-Prefeito, além de seus respectivos secretários, de cada município do Brasil.

De acordo com a Constituição do Brasil, cada cidade brasileira é autônoma, responsável pela sua própria organização.

Os prefeitos devem executar e administrar os serviços públicos destinados para os cidadãos da sua cidade nas áreas da saúde, educação, transporte, cultura e segurança.

Poder Legislativo e Poder Judiciário

O Poder Legislativo e Judiciário, assim como o Poder Executivo, formam os Três Poderes do Estado, responsáveis pela organização da nação.

Ao Legislativo cabe a função de elaborar as leis que regulam o Estado.

O Judiciário, por sua vez, destina-se a administrar a justiça na sociedade, através do cumprimento de todas as leis judiciais e constitucionais.

[ratings]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected!!