Google apresenta o ‘novo Docs’
Depois do lançamento do Microsoft Office nas nuvens, o Google revela upgrades para o Docs em contra-ataque.
O pacote de aplicativos testa uma nova experiência de edição online que pode ser separada em três grandes áreas: documentos, planilhas e desenhos.
Na primeira delas, a mais popular entre os usuários e responsável por agregar arquivos de texto (correspondente ao Word, no software da Microsoft), o Docs usará uma edição compartilhada em tempo real. Isso significa que, se algum usuário estiver digitando em um documento aberto, o outro poderá ver e interagir com todas as anotações ao mesmo tempo.
As marcações por escrito agora podem ser feitas por todo o espaço do documento, com um atalho na parte inferior da tela que remete ao Google Talk; a partir dela, os usuários autorizados a editar o arquivo também podem responder ou comentar a anotação sem que haja uma poluição da tela.
Ainda na área de documentos escritos, outra novidade é uma maior gama de opções para customizá-los, dos quais se destacam uma rolagem para controlar as margens e a possibilidade de edição direta de imagens na página.
Quanto à área de planilhas, por sua vez, as alterações se resumem a uma melhoria na navegação, a uma rolagem mais rápida na página e a adição simplificada de fórmulas nas tabelas. Todas elas, segundo o Google, ganham mais velocidade e maior uso intuitivo.
O que mais surpreende nas inovações do Docs, entretanto, é a chegada de uma área voltada para “desenhos nas nuvens”. Com ela, os usuários terão facilitadas as criações de diagramas, gráficos e outras ilustrações de modo online, sem necessidade de baixar qualquer software.
Neste módulo, a exemplo do que ocorre nos documentos, também é possível interagir com outros usuários por meio de uma conversa alocada na parte direita da tela, o que deve facilitar a edição compartilhada.
De acordo com o Google, por ora, os três “novos” editores não são compatíveis com a tecnologia Gears, que permite o acesso offline. O intuito, porém, é que haja um suporte offline no futuro, mais precisamente no dia em que as vantagens de algumas novas tecnologias (como HTML 5) e avanços forem aplicados com mais consistência nos navegadores.
O Google disponibilizou um vídeo ilustrativo sobre as mudanças, disponível no seu blog oficial.