Tecnologia

MS-DOS completa 30 anos

Ontem, dia 27 de julho, o MS-DOS completou 30 anos de existência. Nessa data, em 1981, a Microsoft comprou os direitos sobre o QDOS (Quick and Dirty Operating System) de uma empresa chamada Seattle Computer Products. O preço pago pelo QDOS? “Apenas” US$ 50.000.

 

O sistema operacional foi rebatizado como MS-DOS no mesmo dia.

Antes de comprar os direitos do QDOS, a Microsoft havia pago US$ 25.000 para a Seattle Computer Products pela licença de uso do sistema operacional.

Ainda em 1981, a Microsoft licenciou o MS-DOS para que a IBM o utilizasse no IBM PC, que foi um sucesso na época e se tornou a base para praticamente todos os computadores pessoais, fazendo com que o sistema da Microsoft se popularizasse ainda mais.

A Microsoft continuou desenvolvendo o MS-DOS e lançou diversas versões nos anos seguintes. Embora os concorrentes tivessem sistemas semelhantes, nenhum deles foi capaz de desbancar totalmente o MS-DOS.

Quando a primeira versão do Windows foi lançada em 1985, o MS-DOS ainda era suportado e atualizado pela Microsoft enquanto os desenvolvedores continuaram a criar aplicações e jogos para ele. A partir daí, os criadores de jogos finalmente começaram a deixar o MS-DOS de lado em favor do novo sistema operacional da Microsoft.

A última versão do MS-DOS vendida nas lojas foi a 6.22, lançada em 1994. As versões 7 e 8 do MS-DOS foram lançadas como parte integrante do Windows 95 e do Windows Me, respectivamente.

Com informações de Baboo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected!!