O que é bipolaridade?
Bipolaridade é o termo usado para se referir a uma pessoa que apresenta um comportamento com características contrárias em que se alternam momentos de euforia com momentos depressivos.
A bipolaridade é um transtorno de humor, também conhecida por transtorno bipolar ou transtorno afetivo bipolar.
Causas
De acordo com a psiquiatria, a bipolaridade pode ser ligada a uma herança genética, o que quer dizer que é mais provável que uma pessoa tenha o distúrbio se tiver outros casos em sua família.
Também se sabe que algumas alterações no cérebro podem ser responsáveis pela manifestação de bipolaridade.
Tipos
Existem quatro variações da bipolaridade, conforme o tipo de manifestação dos sintomas. Alguns vão se manifestar na fase de euforia (maníaca) e outros na fase depressiva (hipomaníaca).
- Tipo I: as manifestações de euforia e de depressão acontecem de forma intensa. A manifestação dos sintomas pode ser tão forte que pode refletir em todas as relações e atividades do paciente.
- Tipo II: os sintomas são os mesmos do tipo I, a diferença é que eles costumam se manifestar de maneira mais leve.
- Misto: existem episódios de depressão e euforia mais intensos como no tipo I alternados com outros que são mais leves, como no tipo II. Por causa dessa variação de intensidade, não é possível enquadrar a bipolaridade em nenhum dos outros tipos.
- Ciclotímico: é considerado a manifestação mais leve da bipolaridade. Os sintomas ainda existem, mas de forma mais fraca e não costumam trazer grandes dificuldades ou prejuízos na vida e nas relações pessoais do paciente.
Sintomas
A bipolaridade têm sintomas diferentes conforme a fase do distúrbio. Além das fases de depressão e euforia, também existem momentos em que o paciente não apresenta os sintomas.
São algumas características comuns da bipolaridade:
- pensamentos e mente acelerada ou muito lenta
- sentimento de ansiedade
- humor e reações exageradas
- choro e tristeza
- alterações no sono (excesso ou falta)
- mudanças bruscas de apetite
- falta de vontade de fazer atividades comuns
- pensamentos de suicídio
Tratamento
A bipolaridade é um distúrbio sem cura, mas que tem tratamento. Se for feito da maneira adequada o tratamento pode garantir que o portador do distúrbio tenha uma vida saudável.
O tratamento é feito com um conjunto de medidas que incluem o acompanhamento psicológico e psiquiátrico e o uso de remédios chamados estabilizadores de humor.
Também pode ser necessário fazer alterações no estilo de vida que possam trazer mais equilíbrio para o paciente. Por exemplo: prática de exercícios físicos regulares, integração em grupos sociais, alimentação saudável e busca por atividades prazerosas.
[ratings]