EconomiaO que é

O que é Startup?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Startup é a designação dada para empresas inovadoras com rápido crescimento e cujos modelos de negócios podem ser replicados.

O modelo de negócios de uma startup é baseado na inovação, sendo que um dos principais objetivos é crescer em ritmo rápido, conquistando o mercado através da criação de um produto ou serviço.

O conceito de startup também está relacionado com o tempo de existência da empresa, indicando uma empresa relativamente recente. Não existe um limite de tempo especificado para que uma empresa deixe de ser considerada uma startup, e segundo alguns autores, uma empresa com 5 anos de existência ainda pode ser classificada como tal.

Nem todas as pequenas empresas recém-criadas são startups porque este tipo de empresa é idealizado para atingir um crescimento rápido. Para isso, são adotadas metodologias como o growth hacking, que tem como objetivo potenciar a empresa a crescer de maneira rápida e sustentável.

O termo startup (que em inglês significa começar algo) surgiu na década de 1990 quando empresas tecnológicas se desenvolveram graças à bolha da internet. Algumas das startups mais conhecidas são: Über, Airbnb, Dropbox, Snapchat, Pinterest, Spotify.

Quando uma empresa deixa de ser considerada startup?

Não existem métricas claras e objetivas que definem o que é uma startup e quando não tem mais esta designação. Apesar disso, alguns autores indicam que não é mais considerada startup quando:

  • atinge um grande crescimento e se expande (tem mais de um escritório);
  • alcança receitas e lucros elevados;
  • tem um grande número de funcionários contratados (mais de 80);
  • é comprada por uma empresa maior.

[ratings]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected!!