Biologia

Redescoberta espécie rara de ave brasileira

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

A espécie Columbina Cyanopis é um tipo muito raro de ave que só é encontrada no Brasil. Seu último registro foi em 1941, ou seja, 75 anos já se passaram desde a última vez em que essa ave foi vista.

Recentemente, porém, um grupo de pesquisadores brasileiros redescobriu a ave. Quem a avistou primeiramente foi Rafael Bessa, um ornitólogo, em 2015. Ele entrou em contato com o Observatório de Aves do Instituto Butantan para avisá-los sobre a redescoberta.

Logo em seguida, o Instituto Butantan começou a trabalhar num plano de conservação da espécie em conjunto com a organização SAVE Brasil (que representa a Birdlife International).

Anteriormente acreditava-se que a espécie estava extinta, mas agora já sabemos que existem 12 aves da espécie desde a redescoberta, o que é um número muito pequeno e preocupante! A situação fica ainda mais preocupante por causa da destruição do Cerrado Brasileiro, o bioma que é o habitat dessa espécie.

“Nossa preocupação agora é a conservação da ave. Estamos estudando diversas linhas de atuação no desenho deste plano. A principal delas é garantir que a região onde a espécie foi detectada seja transformada em área de conservação”, explica o ornitólogo Rafael Bessa.

Todas as aves encontradas até agora foram achadas na mesma região de Minas Gerais. Os pesquisadores até usaram uma técnica chamada modelagem ecológica para encontrar outras possíveis aves da espécie, mas a espécie não foi encontrada em outros Estados brasileiros.

Uma ave dessa espécie tem como principais características olhos azuis, manchas em tom azul-escuro nas asas e uma plumagem castanho-avermelhada. [Galileu]

[ratings]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected!!